Por que o preço do arroz subiu?

Diante do aumento do preço deste grão o consumidor vêm sendo o maior prejudicado nesta crise do grão.

O brasileiro gasta 22% de sua renda mensal com a sua alimentação, e um dos alimentos mais importantes de suas refeições é o arroz; principal produto da cesta básica nacional. Com isso, diante do aumento do preço deste grão o consumidor vêm sendo o maior prejudicado nesta crise do grão.

Na semana passada a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), anunciou em nota que a produção mundial de arroz deste ano de 2008 deve bater recorde; sua produção deve ter um acréscimo de 2% em relação ao ano passado. Mas se a oferta esta aumentando, por que o preço está subindo?

Sabe-se que o que regula os preços dos alimentos é a oferta e a demanda. Mas segundo Lucas Galvan, assesssor de Agricultura da FAMASUL (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), o principal motivo desta alta é a demanda mundial que vem crescendo muito, em contradição com uma produção que poderia ser maior.

Para justificar sua afirmação, Galvan, cita como exemplo o continente asiático e a China. Segundo ele, hoje cerca de 90% da produção mundial do arroz concentra-se na Ásia, que possui 70% da população dos países em desenvolvimento. Esses países asiáticos em desenvolvimento começaram a crescer, e a população que antes representava um baixo consumo, agora com uma condição financeira melhor, investe muito mais em sua alimentação.

Ou seja, os maiores produtores do arroz, também são os maiores consumidores.

Já na China, nos últimos anos, 400 milhões de camponeses saíram do estagio de produtores rurais e subsistência e migraram para os grandes centros urbanos.

– Então esse produtor além de ter vindo para cidade, ainda deixou de produzir. E quando aumenta a renda de uma pessoa, a 1º coisa que ela faz é melhorar sua alimentação – acrescenta Galvan sobre o citado êxodo rural.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter