Portfólio reforçado
Cultivar apresenta ótimo desempenho produtivo
Produtividade é marca da nova variedade de arroz irrigado da Epagri
A Epagri lançou a cultivar de arroz irrigado SCS127 CL, o 27º desenvolvida pela Empresa para Santa Catarina, durante a 7ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Turvo, no Sul Catarinense. Na área demonstrativa da empresa Dagostin Sementes, os agricultores puderam acompanhar as características do novo material genético que se soma ao portfólio da empresa.
A cultivar foi desenvolvido pela Epagri em parceria com a Basf. De acordo com o pesquisador da Estação Experimental de Itajaí, Laerte Terres, entre os destaques dessa variedade estão a alta produtividade, a resistência a doenças, a estabilidade de produção e a excelente qualidade de grão, tanto para arroz branco quanto no parboilizado. “A produtividade média obtida é de 10,8t/há, ou seja, ele rende meia tonelada a mais por hectare do que o antecessor, SCS 121 CL”, explica.
O arroz SCS 127 CL também é resistente à ação de herbicidas do grupo químico das imidazolinonas, como Kifix®, o que faz dele mais uma alternativa no controle de arroz daninho. “O cultivar possui arquitetura moderna, resistência ao acamamento, ciclo tardio de 145 dias, moderada resistência à brusone, alto potencial produtivo, grão tipo longo-fino e elevada qualidade industrial”, revela Terres.
O SCS127 CL apresenta ampla adaptação às condições edafoclimáticas, sendo recomendado para cultivo em todas as regiões produtoras de arroz irrigado de Santa Catarina. O cultivar é adequado ao sistema pré-germinado, que é o principal sistema de cultivo de arroz irrigado no Estado.
Fique de olho
A multiplicação de sementes está ocorrendo junto aos produtores da ACAPSA (Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado) e estará disponível para comercialização para a safra 2025/2026. O período ideal para semeadura do arroz em Santa Catarina vai do início de setembro à metade de novembro.