Porto Alegre é única capital a registrar aceleração na inflação medida pelo IPC-S

Alimentos foram grupo de despesa que mais influenciou a alta nos preços.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre (IPC-S) teve alta de 0,99% na segunda semana de fevereiro, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). A cidade foi a única entre as capitais a registrar aceleração na taxa de variação em relação à semana anterior. O resultado foi 0,06 ponto percentual superior ao divulgado na primeira semana do mês (0,93%).

Três das sete classes de despesa componentes do índice registraram aceleração. O grupo que mais gerou impacto sobre o aumento dos preços foi alimentação, cuja variação passou de 1,22% para 1,75%, com destaque para a manga, que teve alta de 23,67%. Segundo o coordenador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV em Porto Alegre, Márcio Silva, arroz e feijão também voltaram a subir – o arroz parabolisado sofreu aumento de 9,39%, o preço do arroz branco cresceu 7,10% e o feijão preto teve alta de 9,36%.

Já o produto que exerceu maior influência na alta do índice foi a gasolina. O preço do combustível subiu 2,58% no período. O álcool subiu 10,54% na segunda semana de fevereiro.
ZH DINHEIRO E RÁDIO GAÚCHA

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter