Portugal lança duas novas variedades de arroz no mercado

 Portugal lança duas novas variedades de arroz no mercado

Cultivares serão do tipo Carolino

O projeto está a ser desenvolvido no Centro de Investigação e Tecnologia do Arroz e junta vários parceiros desde universidades a empresas para lançar Ceres e Maçarico.

A necessidade de diferenciação de produto para conquistar mercado junta diferentes parceiros nacionais do setor do Arroz para lançar duas novas variedades, do tipo carolino, em fase de desenvolvimento e já batizadas com nomes simbólicos.

Após uma década de investigação, vão nascer para o catálogo europeu de sementes, o Ceres (deusa romana dos cereais) e o Maçarico (ave), variantes do arroz produzido no nosso país, que pretende chegar ao mercado dentro de 2 anos e contribuir para o território nacional passar da média de 6,5 toneladas produzidas por hectare, para uma média de 8 a 9 toneladas por hectare.

Para estimular o consumo também vai avançar uma campanha de publicidade, numa primeira fase, virada para o mercado interno e posteriormente focada no mercado externo, tal como, anunciou o presidente da Casa do Arroz, Pedro Monteiro, no debate sobre Economia Ibérica Agroalimentar, na sede do Banco Popular.

Ana Isabel Trigo de Morais, diretora geral da APED, defende que o arroz Carolino é símbolo da identidade portuguesa, por ser um ingrediente de vários pratos típicos, da gastronomia nacional e deve ser integrado na estratégia de promoção do turismo, tendo sido já celebrado um protocolo entre governo e Casa do Arroz para incluir este produto sob a marca umbrela "Portugal Sou Eu" na promoção internacional.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter