Preço de ouro para o arroz dourado?

 Preço de ouro para o arroz dourado?

Golden Rice: o caminho para a vitamina A

Com o aumento contínuo dos preços do arroz nas Filipinas, há apenas uma pergunta que os consumidores e os agricultores gostariam de fazer sobre o caso do arroz dourado, que em breve será comercializado – é acessível ao seu público alvo?.

O arroz dourado, segundo o International Rice Research Institute (Irri), é visto como uma resposta que pode ajudar a acabar com a deficiência de vitamina A (VAD) entre os filipinos. É um arroz geneticamente modificado (GE) que tem beta-caroteno no grão (o beta-caroteno é um precursor da vitamina A) que pode ser uma nova abordagem baseada em alimentos para melhorar o status da vitamina A.

Isso, dizem eles, pode ajudar significativamente o setor mais afetado do problema – os pobres desnutridos. Em um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa sobre Alimentação e Nutrição (FNRI) em 2013, existem aproximadamente 2,1 milhões de filipinos com idade entre seis meses e seis anos de idade, considerados deficientes em vitamina A.

Mas como esse arroz transgênico pode ajudar os pobres se, uma vez comercializado, o setor mais afetado não se beneficiar por causa da falta de acessibilidade?

No Instituto de Pesquisa do Arroz das Filipinas (PhilRice), o especialista sênior em pesquisa científica Reynante Ordonio assegurou em uma entrevista que o Arroz Dourado será apenas uma nova variedade, com as mesmas características do grão comum existente no mercado agora, somente com o diferencial de ter beta-caroteno. Então, o preço deve manter-se nos padrões do mercado.

“Ele não será caro em comparação com as outras variedades de arroz. É muito competitivo, não haverá custos e encargos adicionais para os agricultores e consumidores ”, disse Ordonio.

O pesquisador acrescenta que o modo de cultivar o arroz dourado será o mesmo das variedades de arroz existentes.

Por que se concentrar em arroz?

Violeta Villegas, cientista sênior do Irri e coordenadora do Programa Arroz Dourado, em uma entrevista anterior, disse que os pobres não podem ter acesso a uma dieta saudável e diversificada, enfatizando que há necessidade de fortificar o arroz porque ele engloba a maior parte de sua dieta.

Isso é verdade, de acordo com Ordonio, dizendo que o arroz é o alimento mais importante dos filipinos.

“Este é o meio mais acessível. Apenas tornando o grão mais nutritivo, podemos garantir que uma melhor nutrição chegue ao setor mais pobre da população. As crianças também não gostam de verduras e frutas, então, com o Arroz Dourado, uma melhor nutrição será dada a elas ”, disse ele.

Mas eles ressaltaram que o Arroz Dourado é apenas uma das abordagens complementares no tratamento da DVA. Nunca é uma bala de prata para o problema iminente.

Atualmente, o Arroz Dourado está definido para testes de campo em vários locais. Os pesquisadores ainda aguardam a permissão de biossegurança. Os locais de observação dos testes de campo são Maligaya em Munoz, Nueva Ecija e San Mateo, Isabela.

Depois disso, o arroz transgênico será submetido a estudo nutricional, teste de mercado, avaliação regulatória e de segurança antes de ser comercializado.

Como desenvolvedores do Golden Rice, ele disse, é sua responsabilidade ética assegurar ao público que é tão seguro quanto o arroz convencional, mas com o benefício nutricional adicional do beta-caroteno.

O arroz transgênico tem um longo caminho a percorrer, conforme desafiado por vários grupos que se opõem a ele, uma interrupção necessária para garantir que ele seja realmente seguro para a saúde pública e o meio ambiente.

Uma vez que todo o processo necessário será concluído sem problemas, disse Ordonio, a Golden Rice pode estar no mercado em 2022. (*com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter