Preço do arroz no Japão atinge o maior nível em 11 anos
(Por Planeta Arroz) As altas temperaturas no verão de 2023 estavam entre os fatores que levaram a preços mais altos e estoques menores de arroz do que o normal no Japão. Os preços da safra de arroz do ano fiscal de 2023 do Japão têm aumentado acentuadamente, em parte devido às altas temperaturas do ano passado que reduziram a qualidade e a quantidade de arroz distribuído. O principal índice de preços do arroz, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca, atingiu seu nível mais alto em 11 anos.
O arroz cultivado no Japão é geralmente coletado de fazendeiros pelas Cooperativas Agrícolas do Japão (JA) e distribuído por meio de atacadistas para supermercados, restaurantes e outros clientes. O preço pelo qual a JA vende arroz para atacadistas é o indicador padrão do preço do arroz, anunciado todo mês pelo MAFF.
De acordo com números preliminares, o preço de 60 quilos de arroz não polido em junho de 2023 foi de ¥ 15.865, um aumento de aproximadamente 14% em relação ao mesmo mês do ano anterior, marcando o nível mais alto em 11 anos. Os estoques privados de arroz no final de junho de 2024 totalizaram 1,56 milhão de toneladas, uma queda de aproximadamente 20% em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo o ponto mais baixo desde que as estatísticas foram mantidas pela primeira vez em 1999.
Quantidade de arroz armazenado em estoques privados
Devido a fatores como declínio populacional, a demanda por arroz vem caindo em cerca de 100.000 toneladas por ano, mas aumentou pela primeira vez em 10 anos durante o período de um ano até junho de 2024, aumentando em 110.000 toneladas, para 7,02 milhões de toneladas no total. De acordo com o MAFF, os motivos para o aumento incluem o aumento do consumo de arroz por visitantes estrangeiros no Japão e a recuperação da demanda após a pandemia da COVID-19.
O MAFF estimou como o rápido aumento no número de visitantes estrangeiros no Japão impactou a demanda por arroz. Com base na suposição de que cada visitante consome 78 gramas de arroz por refeição e tem duas porções de arroz por dia, foi estimado que a demanda por arroz entre os visitantes do Japão aumentou de 19.000 toneladas durante o período de julho de 2022 a junho de 2023, para 51.000 toneladas durante o período de julho de 2023 a junho de 2024, para um aumento de 31.000 toneladas.
Um funcionário do MAFF comentou sobre a situação atual do arroz que havia estoque suficiente para atender à demanda e, com o novo arroz da safra de 2024 chegando a partir de julho, não haveria escassez.