Preços andam de lado em semana mais curta
(Por Cleiton Evandro dos Santos, AgroDados/Planeta Arroz) A semana mais curta, graças ao feriado de Corpus Christi, fez com que os preços do arroz em casca no RS andassem praticamente de lado esta semana, mostrando um acumulado, nos 17 primeiros dias do mês, de 0,8% de valorização. Longe ainda da expectativa dos produtores. Com o cenário cambial de um dólar instável e choques na economia em todo o mundo, seja pelos aumentos do custo de vida, crise energética ou risco de crise de alimentos, a movimentação ainda é considerada lenta.
Notou-se um volume pouco maior de oferta esta semana e a indústria o absorveu, mas nas cotações que vinha praticando. As únicas elevações efetivamente percebidas foram no arroz para exportação.
Traders voltaram ao mercado esta semana, mas na sexta-feira já estavam com as cargas fechadas. A boa notícia vem do mercado externo também, confirmando um terceiro navio de grão em casca com destino ao México e, também um barco com arroz branco que carrega com destino ao Peru. Algumas indústrias, poucas, acompanharam cotações médias de R$ 76,00 (final porto). Os preços aos consumidores mantiveram-se estáveis. A próxima semana tende a apresentar uma demanda mais ativa, tanto para exportação quanto para atender ao mercado interno.
1 Comentário
Mas o RS colheu 8 milhões de toneladas… Os preços deveriam estar caindo com tanto arroz que foi colhido! 8,5 mil kg/ha… Mas o que está acontecendo???