Preços caem ao menor nível em quatro meses na Tailândia

 Preços caem ao menor nível em quatro meses na Tailândia

Cotações tailandesas seguem caindo, mas ainda são pouco competitivas

No Vietnã há valorização por causa das chuvas que atrapalham a colheita e na Índia o fortalecimento da rúpia eleva as cotações.

Os preços de exportação do arroz na Tailândia caíram para o nível mais baixo em quatro meses nesta semana, em meio à fraqueza da moeda doméstica e à demanda lenta, enquanto as cotações vietnamitas aumentaram depois que chuvas incessantes provocaram preocupações sobre a colheita no país.

Os preços de referência do arroz da Tailândia, 5% quebrados <RI-THBKN5-P1>, foram cotados entre US $ 455 e US $ 485 na quinta-feira, o menor desde o início de março e abaixo dos US $ 514 a US $ 520 da semana passada.

"A demanda está estável nas últimas semanas e isso reduz os preços", afirmou um trader de arroz de Bangcoc.

Os preços das exportações também caíram, apesar do baht tailandês enfraquecer para o menor nível em quase um mês em relação ao dólar nesta semana, já que a variedade tailandesa ainda era cara em comparação com concorrentes como Vietnã e Índia, após uma seca severa que afetou a colheita no início do ano.

Os fortes problemas de fornecimento causados ​​pelas chuvas que estão ocorrendo levaram as referências do arroz do Vietnã, 5% quebrados <RI-VNBKN5-P1>, ao maior pico de três semanas em torno de US $ 425 a US $ 457 por tonelada, ante US $ 415 a US $ 450 na semana anterior.

"As chuvas persistentes no Delta do Mekong continuam prejudicando a colheita de verão – outono vietnamita, afetando a expectativa do suprimento de arroz", explicou um agente de negócios da cidade de Ho Chi Minh.

Na Índia, a variedade parboilizada, 5% quebrados <RI-INBKN5-P1>, foi cotadas entre US $ 377 e US $ 382 por tonelada nesta semana, acima dos US $ 373 a US $ 378 por tonelada da semana passada.

Os compradores na África estão aumentando as compras para garantir que tenham suprimentos amplos em meio a casos crescentes do novo coronavírus no continente, assegurou um exportador com sede em Kakinada, no sul de Andhra Pradesh. Também ajudando os preços, a rupia indiana foi negociada por valores próximos da maior alta em mais de três meses em relação ao dólar.

É provável que a produção de arroz no maior exportador globa suba para um recorde devido às boas chuvas de monções e à medida que o governo aumentou o preço pelo qual comprará a safra da nova estação dos produtores indianos. A elevação do piso do programa de compras governamentais motivou à ampliação da área e o clima se encarrega, até agora, de elevar a produtividade, apesar de alguns governos provinciais terem incentivado a busca de outros cultivos por limitação de água nos lençóis freáticos.

Enquanto isso, Bangladesh provavelmente reduzirá os impostos sobre as importações de arroz, em um esforço para controlar os preços domésticos, em escalada de alta, afirmou o ministro da Alimentação do país, Sadhan Chandra Majumdar.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter