Preços de exportação da Índia diminuem à medida em que a oferta aumenta

Produção de arroz indiano deve aumentar 1,2% neste ano.

Os preços de exportação de arroz no principal fornecedor mundial, a Índia, diminuíram esta semana com o aumento da oferta, enquanto o vizinho Bangladesh considerou permitir maiores importações de traders privados, já que as taxas domésticas continuaram subindo. Os preços da variedade parboilizada 5% de quebrados da Índia <RI-INBKN5-P1> caíram para $ 393- $ 399 por tonelada de $ 395- $ 401 na semana passada.

"A demanda é estável. Os suprimentos da nova temporada estão aumentando nos estados do sul e leste", disse um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh.

Os embarques da Índia aumentaram depois que Andhra Pradesh começou a usar um porto de águas profundas para exportar arroz e reduzir o congestionamento no porto de Kakinada. A produção de arroz do país deve aumentar para 120,32 milhões de toneladas no ano-safra até junho de 2021.

Bangladesh, enquanto isso, pode permitir que comerciantes privados importem mais arroz em uma tentativa de controlar o aumento das taxas domésticas, frisou um alto funcionário do Ministério da Alimentação.

Até o momento, neste ano, traders privados foram autorizados a importar 1 milhão de toneladas, enquanto o governo está comprando mais 1 milhão de toneladas.

Os preços de referência de arroz 5% quebrado <RI-THBKN5-P1> da Tailândia caíram para $ 520- $ 560 por tonelada em relação aos $ 540- $ 560 da semana passada.

Alguns traders de Bangkok disseram que os preços começaram a cair um pouco devido ao otimismo em relação à nova safra intermediária.

"Não há muita demanda. A nova oferta está chegando gradualmente. É provável que os preços continuem enfraquecendo", assegurou um trader.

Os valores do arroz 5% quebrados do Vietnã <RI-VNBKN5-P1> permaneceram inalteradas em $ 505- $ 510 por tonelada para entrega após 15 de março.

Os suprimentos estavam aumentando, com cerca de um quarto da safra de inverno / primavera no Delta do Mekong já colhida, afirmaram os traders.

"Vimos traders chineses vindo a observar arroz visando embarques para a China e outros mercados, mas não muitos pedidos foram feitos, pois ainda estão esperando o pico da colheita", disse um trader da cidade de Ho Chi Minh.

As exportações de arroz do Vietnã em fevereiro devem ter caído pela metade em relação ao ano anterior, segundo o governo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter