Preços do arroz asiático aumentaram esta semana

 Preços do arroz asiático aumentaram esta semana

Com demanda global e problemas de logística e clima, a Ásia vê as cotações em alta

Taxas vietnamitas devem permanecer elevadas até outubro e demanda por arroz indiano segue alta.

Os preços de exportação do arroz no centro da Índia subiram esta semana, já que enchentes e casos de coronavírus afetaram o abastecimento e a logística do país, segundo a agência internacional de notícias Reuters.

A variedade parboilizada com 5% quebrados da Índia RI-INBKN5-P1 subiu para $ 383- $ 389 por tonelada em relação aos $ 382- $ 387 da semana passada, com exportadores lutando para cumprirem pedidos devido à disponibilidade limitada de contêineres e trabalhadores no maior porto de manuseio de arroz do país, Kakinada, no estado de Andhra Pradesh.

“A demanda pelo arroz indiano é enorme devido aos preços mais baixos, mas as exportações estão sendo afetadas pelas enchentes e pelo surto de coronavírus em Andhra Pradesh”, disse Nitin Gupta, vice-presidente de negócios de arroz da trading Olam Índia.

Com 2,84 milhões de casos de COVID-19 no total, a Índia é o país mais atingido na Ásia e o terceiro atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil em número de casos.

As enchentes no vizinho Bangladesh danificaram as safras de arroz no valor de US $ 4,29 bilhões, em cerca de 100.000 hectares, disse o ministro da Agricultura, Abdur Razzaque, à agência de notícias Reuters.

Bangladesh, o terceiro maior produtor de arroz do mundo, muitas vezes depende de importações para lidar com a escassez causada por enchentes e secas.

Enquanto isso, as cotações do arroz com 5% de quebrados RI-VNBKN5-P1 do Vietnã permaneceram inalteradas em US $ 480- $ 490 a tonelada na quinta-feira, a maior desde o final de 2011.

“Os suprimentos estão escassos, já que os traders locais aumentaram suas compras recentemente e a colheita de verão-outono terminou”, disse um trader da cidade de Ho Chi Minh.

O retorno do novo coronavírus ao Vietnã no final do mês passado também levou ao armazenamento de arroz no mercado interno, observou o comerciante.

Os agentes de negócios esperam que os preços fiquem elevados nos próximos meses, até uma nova safra em outubro.

Preocupações com o fornecimento também elevaram os preços do arroz com 5% de quebrados da Tailândia, RI-THBKN5-P1, para US $ 480-500, o maior desde 2 de julho, de US $ 465- $ 500 na semana passada,

“Parece que a colheita de arroz nas províncias não será tão boa”, disse um trader de Bangcoc.

A demanda por arroz tailandês permaneceu estável esta semana, já que os preços estavam altos, asseguraram agentes de negócios.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter