Preços do arroz de exportação do Vietnã cai ao menor nível em dois anos
(Por Planeta Arroz) De acordo com a Vietnam Food Association (VFA), o preço de exportação do arroz vietnamita a 5% quebrados caiu em 17 USD, para apenas 485 USD/ton. O preço de cerca de 500 USD/ton “disse adeus temporariamente” ao arroz vietnamita após quase 2 anos de estabilidade no mercado.
Em 25 de março, o Youth Online registrou o mercado de exportação de arroz vietnamita. De acordo com a atualização da VFA, o preço do arroz quebrado 5% caiu em 17 USD, para apenas 485 USD/ton.
Menor em 19 meses
Enquanto isso, para o mesmo tipo de arroz quebrado a 5%, o arroz tailandês tem preço de 501 USD/tonelada; o arroz indiano tem preço de 449 USD/tonelada; o arroz paquistanês tem preço de 452 USD/tonelada).
Este nível prova que o preço do arroz vietnamita não é apenas menor que o do arroz tailandês, mas também o mais baixo dos últimos 19 meses.
Da mesma forma, os preços de exportação de arroz 25% quebrado e arroz 100% quebrado do Vietnã também caíram, respectivamente, para 459 USD/tonelada (queda de 11 USD, enquanto o arroz indiano não diminuiu, o arroz tailandês diminuiu apenas 1 USD/tonelada) e 388 USD/tonelada (queda de 17 USD, enquanto o arroz tailandês e paquistanês diminuíram apenas 3 USD/tonelada).
Qual a razão?
Qual é o motivo da queda acentuada nos preços de exportação do arroz vietnamita? De acordo com empresas exportadoras, o motivo é que empresas de clientes tradicionais e também do maior importador de arroz do mundo , as Filipinas, pararam temporariamente de importar arroz, esperando a próxima safra de inverno-primavera.
De acordo com a imprensa filipina, o Ministério da Agricultura do país informou que o armazém de reserva da Autoridade Nacional de Alimentos tem 6 milhões de sacos de arroz (50 kg/saco) que estão abandonados há muito tempo e correm o risco de serem danificados; forçados a vender no mercado a um preço baixo de apenas 30 pesos/kg (mais de 13.000 VND) em vez do preço de mercado de 40 pesos/kg (mais de 17.000 VND).
Além disso, a imprensa filipina também informou que o chefe do Departamento de Agricultura das Filipinas planeja assinar um memorando de entendimento para criar condições de igualdade entre os países, como Paquistão e Índia, criando concorrência de preços no fornecimento de arroz ao mercado filipino.
Em 11 meses 2024, Filipinas compram 3,3 milhões de toneladas de arroz vietnamita
De acordo com a VFA, em 2024, o Vietnã exportará cerca de 9 milhões de toneladas de arroz, atingindo um faturamento de 5,8 bilhões de dólares. Destes, as Filipinas compraram 3,3 milhões de toneladas de arroz vietnamita, o equivalente a 77%. A Tailândia ficou em segundo lugar com apenas quase 545.000 toneladas, seguida por Mianmar com 185.000 toneladas e Paquistão com 15.000 toneladas.
De acordo com o Departamento de Agricultura das Filipinas, as importações de arroz do país atingiram um recorde de 4,25 milhões de toneladas; superando em muito as importações totais de 2023, de 3,6 milhões de toneladas, bem como as de 2022, de 3,8 milhões de toneladas.
Enquanto isso, o Departamento de Agricultura dos EUA prevê que as Filipinas importarão 4,5 milhões de toneladas de arroz em 2025.