Preços do arroz de exportação do Vietnã cai ao menor nível em dois anos

 Preços do arroz de exportação do Vietnã cai ao menor nível em dois anos

(Por Planeta Arroz) De acordo com a Vietnam Food Association (VFA), o preço de exportação do arroz vietnamita a 5% quebrados caiu em 17 USD, para apenas 485 USD/ton. O preço de cerca de 500 USD/ton “disse adeus temporariamente” ao arroz vietnamita após quase 2 anos de estabilidade no mercado.

Em 25 de março, o Youth Online registrou o mercado de exportação de arroz vietnamita. De acordo com a atualização da VFA, o preço do arroz quebrado 5% caiu em 17 USD, para apenas 485 USD/ton.

Menor em 19 meses

Enquanto isso, para o mesmo tipo de arroz quebrado a 5%, o arroz tailandês tem preço de 501 USD/tonelada; o arroz indiano tem preço de 449 USD/tonelada; o arroz paquistanês tem preço de 452 USD/tonelada).

Este nível prova que o preço do arroz vietnamita não é apenas menor que o do arroz tailandês, mas também o mais baixo dos últimos 19 meses.

Da mesma forma, os preços de exportação de arroz 25% quebrado e arroz 100% quebrado do Vietnã também caíram, respectivamente, para 459 USD/tonelada (queda de 11 USD, enquanto o arroz indiano não diminuiu, o arroz tailandês diminuiu apenas 1 USD/tonelada) e 388 USD/tonelada (queda de 17 USD, enquanto o arroz tailandês e paquistanês diminuíram apenas 3 USD/tonelada).

Qual a razão?

Qual é o motivo da queda acentuada nos preços de exportação do arroz vietnamita? De acordo com empresas exportadoras, o motivo é que empresas de clientes tradicionais e também do maior importador de arroz do mundo , as Filipinas, pararam temporariamente de importar arroz, esperando a próxima safra de inverno-primavera.

De acordo com a imprensa filipina, o Ministério da Agricultura do país informou que o armazém de reserva da Autoridade Nacional de Alimentos tem 6 milhões de sacos de arroz (50 kg/saco) que estão abandonados há muito tempo e correm o risco de serem danificados; forçados a vender no mercado a um preço baixo de apenas 30 pesos/kg (mais de 13.000 VND) em vez do preço de mercado de 40 pesos/kg (mais de 17.000 VND).

Além disso, a imprensa filipina também informou que o chefe do Departamento de Agricultura das Filipinas planeja assinar um memorando de entendimento para criar condições de igualdade entre os países, como Paquistão e Índia, criando concorrência de preços no fornecimento de arroz ao mercado filipino.

Em 11 meses 2024, Filipinas compram 3,3 milhões de toneladas de arroz vietnamita
De acordo com a VFA, em 2024, o Vietnã exportará cerca de 9 milhões de toneladas de arroz, atingindo um faturamento de 5,8 bilhões de dólares. Destes, as Filipinas compraram 3,3 milhões de toneladas de arroz vietnamita, o equivalente a 77%. A Tailândia ficou em segundo lugar com apenas quase 545.000 toneladas, seguida por Mianmar com 185.000 toneladas e Paquistão com 15.000 toneladas.

De acordo com o Departamento de Agricultura das Filipinas, as importações de arroz do país atingiram um recorde de 4,25 milhões de toneladas; superando em muito as importações totais de 2023, de 3,6 milhões de toneladas, bem como as de 2022, de 3,8 milhões de toneladas.

Enquanto isso, o Departamento de Agricultura dos EUA prevê que as Filipinas importarão 4,5 milhões de toneladas de arroz em 2025.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter