Preços do arroz fecham em alta no mercado argentino
O setor arrozeiro da Argentina fecha o ano com exportações menores que em 2006 em volume, mas com preços maiores.
No último 28 de novembro saiu uma embarcação de 5.700 toneladas de arroz, em sacas de 50 kg, em direção ao Senegal a US$ 277 por tonelada FOB. Esta operação foi concretizada pela Pilagá e a Cooperativa de Arrozeiros da Villa Elisa através do Porto de Ibicuy (Entre Rios), e já previstos outros embarques para dezembro e janeiro com o mesmo destino e comprador.
Por outro lado, a jornada previa a utilização de outro barco com destino ao Iraque com 15 mil toneladas em uma operação em que participariam Glencore e Semillas e Cereales SRL. Diante deste dinamismo, fontes do mercado vinculadas a exportação, indicaram que o alto valor que tem o cereal no mercado local dificulta os embarques.
– Hoje, o preço local é cotado a 700 pesos a tonelada porque algumas companhias líderes o pagaram em algum momento, embora seja um valor que está fora de exportações a mercados como Chile e Brasil -, destacou uma fonte do setor acrescentando que no Chile, durante este período de entressafra, tem necessidade de compra e está aberto para a Argentina, embora não se concretizem negócios devido os preços internos.
Até a indústria estima que os estoques de passagem para safra 2007/08 está por volta de 185 mil toneladas (dados de 21 de novembro), quando um estoque de 50 mil toneladas vem agregar-se aos demais, tendo em conta que a colheita ocorre em fevereiro. As informações são do E-campo.