Preços caem na Ásia e compradores buscam arroz mais barato
As cotações do arroz vietnamita com 5% de quebrados <RI-VNBKN5-P1> caíram para $ 485 – $ 490 a tonelada, após permanecer inalterado em $ 490- $ 495/t nas últimas quatro semanas.
“Os compradores também estão mudando para fornecedores na Tailândia e na Índia, onde os preços são comparativamente mais baratos que os do Vietnã”, disse um trader da cidade de Ho Chi Minh, acrescentando que os exportadores também foram desencorajados pelos altos custos de transporte.
Depois de conter o vírus com sucesso durante a maior parte do ano passado, as infecções aumentaram recentemente no Vietnã. “As vendas locais estão lentas devido à expansão de um novo surto de COVID-19 que atingiu algumas províncias importantes de cultivo de arroz no Delta do Mekong”, acrescentou o trader.
As exportações de arroz do Vietnã nos primeiros cinco meses de 2021 provavelmente caíram 11,3% em relação ao ano anterior, segundo indicadores do governo do país.
Enquanto isso, as cotações da variedade parboilizada com 5% de quebrados da Índia, principal exportador mundial, <RI-INBKN5-P1> permaneceram inalteradas pela segunda semana consecutiva em US $ 382 – $ 388 por tonelada, segundo agentes de negócios indianos.
Os agricultores estão preparando mudas para o transplante, disse um exportador, com a chegada das monções em Kerala, marcando o início da estação chuvosa de quatro meses no país hindu, crucial para a economia dependente das fazendas.
O vizinho país, Bangladesh, importou cerca de 700.000 toneladas de arroz da Índia nos últimos seis meses, contra 1,5 milhão de toneladas planejadas, segundo autoridades. “Se um grande volume fosse importado, isso poderia inundar os mercados locais e prejudicar os agricultores”, disse um alto funcionário do Ministério da Alimentação. As compras serão fragmentadas e realizadas de acordo com a necessidade e buscando não interferir no mercado local.
Na Tailândia, os preços do arroz para exportação com 5% de quebrados <RI-THBKN5-P1> caíram para $ 457 – $ 468 por tonelada de $ 457 – $ 485 na semana passada, jogando mais pressão para o mercado internacional.
Os altos preços dos combustíveis estavam se traduzindo em frete mais caro, ao mesmo tempo que tornavam mais difícil para os exportadores garantirem que navios porta-contêineres transportassem suas cargas, disseram os traders.
A demanda externa permaneceu baixa por causa dos preços altos, enquanto um aumento antecipado na oferta na segunda metade de 2021 poderia reduzir os preços atuais, avaliaram os negociantes internacionais.