Preços do arroz nos supermercados japoneses caem pela terceira semana consecutiva

 Preços do arroz nos supermercados japoneses caem pela terceira semana consecutiva

(Por Reuters) Os preços médios do arroz nos supermercados do Japão caíram pela terceira semana consecutiva até 8 de junho, mostraram dados nesta segunda-feira, refletindo a liberação de grãos com preço reduzido do estoque de emergência do governo.

Após um aumento no preço do arroz no Japão, um novo ministro da fazenda encerrou no mês passado um sistema de distribuição de arroz de emergência por meio de leilão e mudou para contratos discricionários diretamente com varejistas, para que os consumidores pagassem cerca de 2.000 ienes (US$ 13,85) por 5 kg.

O arroz ficou disponível pela primeira vez em alguns varejistas em 31 de maio, esgotando rapidamente .
Nos sete dias até 8 de junho, o preço médio do arroz nos supermercados caiu 48 ienes em relação à semana anterior, para 4.176 ienes, informou o Ministério da Agricultura. Isso ainda representa quase o dobro dos preços do mesmo período do ano passado e acima do que o primeiro-ministro Shigeru Ishiba havia previsto.

Os formuladores de políticas estão particularmente ansiosos com os altos preços antes das eleições da câmara alta no final de julho.

Os preços do arroz subiram em parte devido a uma colheita de baixa qualidade devido ao calor extremo em 2023, o que levou à escassez de arroz no mercado em meados do ano passado.

 

O governo afirmou na época que não havia escassez e previu que os preços se estabilizariam com a chegada da nova safra. Em vez disso, porém, os preços continuaram subindo.

O ministro da Fazenda, Shinjiro Koizumi, que assumiu o cargo no mês passado, disse que o ministério mudaria a maneira como monitora a produção de arroz para refletir melhor a realidade e que o governo havia cometido um erro de cálculo por causa de um sistema antiquado.

“Melhoraremos a precisão das pesquisas de produtividade de arroz usando as tecnologias mais recentes, como satélites e IA”, disse Koizumi aos repórteres. ($1=144,45 ienes)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter