Preços do arroz subiram na semana, mas acumulam cinco meses de queda
(Por Cepea) Os preços do arroz em casca subiram na última semana, após consecutivas quedas desde final de janeiro, apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Mesmo assim, as cotações estão próximas do valor mínimo de garantia determinado pelo governo no Plano Safra de 2024, de R$ 63,64 a saca de 50 quilos para o produto do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nesta terça-feira (1/7), o indicador Cepea/Irga-RS registrou a cotação de R$ 66,99 para a saca de 50 quilos, uma alta diária de 0,86%. Em junho, o indicador acumulou queda de 6%. A média de junho do indicador caiu pelo quinto mês seguido, para o menor nível desde janeiro de 2020.
Segundo pesquisadores do Cepea, a sustentação da semana passada veio da expectativa de aumento nas exportações. Nesse cenário, vendedores limitaram os negócios no mercado interno. Com necessidade de repor estoques, indústrias reajustaram os preços.
Quanto ao clima, colaboradores do Cepea relataram que as chuvas intensas no Rio Grande do Sul têm prejudicado a logística, desde o carregamento até o escoamento das cargas. Enquanto isso, indústrias também vêm recorrendo à importação de arroz do Paraguai como alternativa de abastecimento.



1 Comentário
As informações dão conta de uma redução de área gigante… O produtor desanimado com os preços baixos, o custo do dinheiro ofertado e a falta de apoio governamental não vai querer se arriscar em plantar arroz esse ano… Arrisco dizer que a redução vai ser de 20 a 30% das 947 mil hectares plantadas no ano passado! Quem não acredita basta ir na fronteira-oeste e verificar in locu… Pouca área preparada, produtor desanimado, inadimplência no comércio, redução drástica na compra de adubo! Na Argentina e Uruguay a situação não é diferente… No Paraguay só plantará esse ano quem tem barragens a disposição. O órgão ambiental deles não vai liberar a captação de água em rios e arroios… E com tudo isso, me arrisco a dizer que os preços do arroz nos próximos 2/3 anos não voltará aos 80 reais… Acredito que o número mágico é 75 reais… Tem muito arroz nacional para ser comercializado! Praticamente 12 milhões de toneladas ainda não foram comercializadas… O negócio do arroz estragou de novo! No mínimo por 3 anos! Podem ter certeza disso…