Preço na Índia caí ao menor nível em cinco meses com problemas logísticos
A variedade parboilizada com 5% quebrados da Índia caiu para US $ 374- $ 379 por tonelada, contra US $ 386- $ 390 praticados na semana passada.
A segunda onda da covid-19 começou a afetar a logística do país, desde o beneficiamento de arroz até o transporte de cargas para o porto, disse Nitin Gupta, vice-presidente de negócios de arroz da Olam Índia.
“Ainda assim, as operações não foram interrompidas, mas poderiam ser se os casos continuassem a aumentar”, assegurou o dirigente.
Tradicionalmente o terceiro maior produtor de arroz do mundo, Bangladesh emergiu como um grande importador nesta temporada depois que as inundações repetidas no ano passado danificaram novamente as suas safras e comprometeram seus estoques.
TAILÂNDIA
Enquanto isso, a base dos preços do arroz 5% de quebrados na Tailândia subiu para $ 470- $ 500 por tonelada a partir de $ 467- $ 500 uma semana atrás.
Outro trader disse que os exportadores têm arroz à disposição para embarcar, mas a demanda não tem sido espetacular. A demanda do Oriente Médio diminuiu durante o mês do Ramadã, acrescentou.
VIETNÃ
O arroz com 5% de quebrados do Vietnã, referencial para exportações, caiu para US $ 485- $ 490 por tonelada na quinta-feira, a menor taxa desde 10 de dezembro, diante de US $ 485- $ 495 praticados na semana passada.
“As vendas estão lentas porque muitos traders estão fora para um final de semana prolongado”, justificou um operador de negócios da cidade de Ho Chi Minh. “Alguns exportadores ainda estão comprando matéria-prima para os contratos assinados anteriormente.”