Preços na Índia aumentam com oferta limitada e feriado traz calmaria na Ásia
(Reuters) Os preços de exportação do arroz na Índia subiram esta semana, à medida que a oferta diminuiu, enquanto a atividade desacelerou em todos os centros asiáticos em direção ao feriado de Natal e ano novo. As taxas para a variedade parboilizada 5% quebrada da Índia, principal exportador, <RI-INBKN5-P1> foram cotadas a US $ 355 a US $ 360 por tonelada, acima da faixa de US $ 351- $ 356 da semana passada. “Os suprimentos de arroz estão limitados agora por causa de um atraso na moagem. A demanda também está fraca, já que os compradores estão indo para os feriados de Natal e Ano Novo”, disse Nitin Gupta, vice-presidente de negócios de arroz da Olam Índia.
Os exportadores estão se concentrando mais na execução de contratos antigos do que na assinatura de novos, acrescentou Gupta.
Enquanto isso, os preços <RI-THBKN5-P1> do arroz quebrado 5% da Tailândia foram cotados a US $ 385- $ 396 por tonelada na quinta-feira, o mesmo da semana passada.
A demanda permaneceu estável devido à falta de atividades de mercado durante o período de férias, disseram traders, acrescentando que não houve problemas de oferta no momento. “Tem havido muito pouca atividade para os mercados doméstico e internacional durante este período de final de ano”, disse um trader de arroz de Bangkok.
O arroz quebrado 5% do Vietnã <RI-VNBKN5-P1> caiu para $ 395- $ 405 por tonelada na quinta-feira, de uma faixa de $ 400- $ 410 por tonelada uma semana antes.
“A atividade comercial está lenta devido ao feriado”, informou um trader da cidade de Ho Chi Minh.
Os agricultores devem cultivar arroz em 1,52 milhão de hectares para a safra de inverno-primavera, de acordo com o ministério da agricultura. Até agora, eles plantaram as sementes em cerca de 600.000 hectares.