Presidente do Irga assume também a direção do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado
O Flar é uma parceria público-privada que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz na América Latina.
O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Guinter Frantz, é o novo presidente do Fundo Latino Americano para o Arroz Irrigado (Flar) para a gestão 2017-2018. A posse ocorreu na quarta-feira (22), após escolha que ocorreu por aclamação durante o encontro promovido pela entidade em Gramado e que iniciou no sábado (18).
Guinter Frantz presidirá o Flar durante dois importantes eventos: os 50 anos do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), da Colômbia, e a 13ª Conferência Internacional do Arroz para América Latina e Caribe, que ocorrerá em 2018 no Peru. A última conferência internacional foi realizada em Porto Alegre em 2015, tendo o Irga como anfitrião.
“É com muita honra que assumimos esse compromisso, que fortalecerá ainda mais o papel do Irga e do setor orizícola gaúcho junto às entidades arrozeiras da América Latina. O Flar cumpre importante papel para o intercâmbio de tecnologias, melhoramento, desenvolvimento de materiais genéticos”, afirma Frantz.
O Flar é uma parceria público-privada que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz na América Latina, com enfoque na ecoeficiência. A entidade tem sede em Cali, na Colômbia. O Irga, único órgão brasileiro a integrá-lo, é um de seus fundadores. Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela também têm representantes no Flar.
O vice-presidente nesta gestão é Ulises Espinoza, da Asociación Nicaragüense de Arroceros (ANAR). Eduardo Graterol segue como diretor-executivo do Flar. Frantz assume no lugar de Patricia Guzmán, da Federación Nacional de Arroceros (Fedearroz), da Colômbia.