Presidente do Irga Maurício Fischer assume o Comitê Administrativo do Flar
Maurício Fischer será o segundo brasileiro a presidir o comitê, antes dele o ex-presidente do Irga, Peri Sperotto Coelho, também havia dirigido o comitê.
O presidente do Irga, Maurício Miguel Fischer, assumiu também a presidência do Comitê Administrativo do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar, na sigla em espanhol).
A entidade lidera processos de geração de transferência de tecnologia para preservar os recursos naturais e reduzir os custos de produção. Além de fortalecer o setor arrozeiro, o Fundo participa e representa o setor arrozeiro nos setores público e privado nos países da América Latina e Caribe. Cada país sócio está representado por uma instituição do setor arrozeiro.
O Flar compreende um grupo heterogêneo que reúne os setores público e privado da de 15 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat). Assim, as associações de produtores de arroz e empresas de sementes e programas nacionais de investigação no congregam Flar para dar respostas tecnológicas inovadoras para as necessidades dos agricultores e da indústria para melhorar a produção de arroz irrigado no América Latina.
Maurício Fischer será o segundo brasileiro a presidir o comitê, antes dele o ex-presidente do Irga, Peri Sperotto Coelho, também havia dirigido o comitê.
– É uma honra estar a frente do comitê do Flar. Vamos trabalhar para fortalecer cada vez mais a pesquisa e organização dos paises da América Latina e Caribe. O arroz é a única cultura que tem este tipo de organização aqui na América – afirma Fischer, que substituirá Pedro Diaz na função de presidente do comitê do Flar.
A próxima reunião da entidade vai ocorrer de 21 a 23 de setembro deste ano em Cali, na Colômbia.