Presidentes do Brasil e Uruguai discutem salvaguardas ao arroz hoje

Na primeira visita oficial ao Brasil como chefe de Estado, o recém empossado presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez, vai pedir para o presidente Lula manter o acordo do Mercosul e não criar salvaguarda para o arroz. A informação é da imprensa uruguaia.

O novo presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez, se reúne hoje com o presidente Lula, em Brasília, e colocará o arroz na pauta do dia. O assunto prioritário que será tratado por Vasquez é a crise energética do Uruguai e a proposta de criação de um Anel Energético, denominação que está sendo usada para a proposta de um acordo de cooperação entre Brasil, Argentina e Uruguai, para abastecimento conjunto de energia elétrica.

O assunto é considerado delicado pelo governo, porque a estiagem causa risco de problemas no abastecimento do Rio Grande do Sul e já levou autoridades do governo estadual a questionar a possibilidade de manter integralmente o cumprimento dos acordos de fornecimento à Argentina.

O governo brasileiro quer dar grande visibilidade à visita do esquerdista Tabaré Vasquez, que marca o fim de um período de divergências do Uruguai dentro do Mercosul. Os dois países deverão celebrar acordos de cooperação agrícola, com participação da Embrapa e dos órgãos de pesquisa uruguaios.

ARROZ

As queixas dos agricultores brasileiros contra a forte concorrência das importações de arroz argentino e uruguaio deverão entrar em pauta, já que as ameaças de imposição de salvaguardas contra o produto da Argentina afetariam também as vendas ao Brasil pelo Uruguai. Os uruguaios acusam as empresas brasileiras que vendem arroz de formarem um cartel, que não teria se queixado de recentes importações subsidiadas de arroz da Tailândia porque, nesse caso, seriam elas as importadoras.

Tabaré Vasquez e Lula deverão discutir a formação de um grupo bilateral de acompanhamento de comércio, a exemplo do que já existe entre Brasil e Argentina.

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Reinaldo Gargano, informou que o presidente Vasquez vai propor a criação de uma comissão bilateral para avaliar e solucionar os problemas de comércio entre os países, nos últimos tempos marcado por disputas entre suas cadeias arrozeiras. O presidente uruguaio visita ainda o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter