Procon de Uruguaiana recolhe 60 toneladas de arroz com classificação indevida
(Fred Marcovici, Correio do Povo/RS) O Departamento Estadual de Defesa e Proteção ao Consumidor (Procon) de Uruguaiana, juntamente com o Ministério Público Estadual e a Vigilância Sanitária, apreendeu 60 toneladas de arroz nesta quinta-feira, dia 28. O trabalho ocorreu numa rede de supermercados do município.
Segundo denúncia, o produto havia sido classificado de forma errada pelo fabricante, sendo que a Emater, em análise realizada, avaliou que o produto era dos Tipos 2 e 3 e sendo classificado como Tipo 1 expresso na embalagem e, vendido pelo preço de acordo com a especificação enganosa.
O material recolhido está à disposição da justiça. A ação ocorreu a partir de uma denúncia. Houve ocorrência policial registrada contra a cerealista para a devida apuração e punição cabível.
Segundo o classificador da Emater, Felipe Beheregaray, o arroz para ser Tipo 1 pode, no máximo, contar com 7,5 de quebrados. Nas amostras colhidas atingiram 13,81 (Tipo 2) e 16,34 (Tipo 3), muito além do permitido pelas autoridades.
2 Comentários
Acredito que nesse momento, em que o mercado do arroz está muito difícil, seria mais conveniente ter chamado o dono da marca e solicitado a sua substituição, sem a publicação em todos os meios de imprensa.
Com certeza funcionários serão demitidos e os danos causados a marca serão irreparáveis.
Temos que parar de tratar a indústria como bandida, pois pelo que vemos foi denuncia de marcas concorrentes e não de consumidores.
Quanto ao correio do Povo, porque não faz uma pesquisa mais profunda quando aos preços, pois o arroz já está sendo sendo pago menos de R$ 70,00 ao produtor e vemos que nas prateleiras dos supermercados a baixa de preço não é equivalente.
Sr. Julio, como o senhor tem a capacidade de tecer um comentário desses, estimulando e defendendo a sacanagem???? Quer dizer que se o senhor comprar um arroz que esta escrito no pacote que é T1 e na verdade é T3, esta tudo bem para o senhor????? Convenhamos, é por esse e outros motivos que o nosso Brasil não vai para frente, por que sempre tem um espertinho querendo passar a perna no outro. Se o senhor não sabe, eu vou lhe falar, esse tipo de gente esta cada vez mais rara, por que felizmente ainda temos pessoas honestas e que denunciam esse tipo de atitude, evitando que o povo seja enganado.