Produção de arroz da Índia deve cair em 2013/2014 com chuvas e ciclone
No ano passado, o país foi o maior exportador do produto do mundo.
Rizicultores projetavam uma safra volumosa, depois que agricultores aumentaram a área plantada após chuvas de monção chegarem mais cedo do que o habitual em muitas partes da Índia. Mas o ciclone que fustigou a costa oriental do país em meados de outubro destruiu até metade da safra em vários distritos dos estado de Orissa e bolsões do estado vizinho Andhra Pradesh. Orissa e Andhra Pradesh estão entre as maiores regiões produtoras de arroz da Índia.
A tempestade ciclônica – uma das mais fortes que já atingiram a Índia – e os períodos de chuva torrencial que vieram logo depois destruíram pelo menos 1 milhão de toneladas de arroz em Orissa, afirmou o cientista. Mas a extensão total dos danos só ficará clara no final de novembro.
A Índia produziu 104,4 milhões de toneladas de arroz em 2012/2013, o que ajudou o país a manter grandes estoques. Com isso, a Índia tomou o lugar da Tailândia como maior exportador de arroz do mundo no ano passado.
"O ciclone arrasou as lavouras de arroz em muitas áreas. As fortes chuvas na sequência submergiram a colheita, destruindo completamente o cultivo", disse Mohapatra. No entanto, as plantações de arroz em outros estados produtores importantes, como Bengala Ocidental, Punjab e Haryana tinham "boa aparência", disse o cientista, o que pode compensar alguns dos danos. A produção total não deve ficar abaixo de 100 milhões de toneladas.
Enquanto isso, a distribuição de chuvas de monção deste ano tem sido errática, com outros dois estados do leste, Bihar e Jharkhand, enfrentando uma seca durante os meses de pico de semeadura de arroz de junho a agosto. Cerca de 90% da safra de arroz da Índia é produzida no verão, enquanto o restante é colhido na temporada de inverno.


