Produção de arroz da Tailândia e exportações devem aumentar
(Por John Reidy, WG) O fenômeno climático La Niña fornecerá precipitação abundante e abastecimento de água para os produtores de arroz na Tailândia, produzindo 20 milhões de toneladas de arroz no ano comercial de 2022-23, um aumento de 2% em relação a 2021-22, de acordo com um Global Agricultural Information Relatório de rede do Departamento de Agricultura dos EUA Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS).
O FAS Bangkok Post do USDA está prevendo as exportações de arroz em 2022 em 8 milhões de toneladas, um aumento de 31% em relação aos 6,1 milhões de toneladas em 2021, devido à maior oferta dos exportadores.
“O enfraquecimento do baht tailandês tornou os preços de exportação do arroz tailandês atraentes e competitivos”, disse a FAS. “Os comerciantes antecipam o aumento da demanda por arroz tailandês para o restante de 2022, já que os preços atuais do arroz tailandês são competitivos para outros países exportadores”.
As importações de trigo para 2022-23 foram revisadas para 2,7 milhões de toneladas, já que a demanda por trigo para moagem diminuiu mais do que a crescente demanda por trigo para alimentação. Apesar da redução, as importações de trigo de 2022-23 ainda são 8% superiores às de 2021-22.
A FAS revisou para baixo as importações de trigo para moagem para 1,1 milhão de toneladas, inalterado em relação ao ano anterior, apesar de um aumento esperado no número de turistas estrangeiros.
“Os moinhos de farinha estão cautelosos em acumular estoques de trigo e farinha para moagem devido a preocupações com os altos preços de importação do trigo para moagem”, disse a FAS. “Além disso, as padarias desaceleraram a produção de produtos de panificação devido a um aumento de 20% nos custos de produção.”
A FAS espera que as importações de trigo para ração aumentem para 1,6 milhão de toneladas, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Os traders esperam uma forte demanda por exportações de aves em linha com a recuperação econômica, o que levará a um aumento na demanda por trigo e outros ingredientes de ração na produção de aves.
Além disso, o governo da Tailândia anunciou a remoção temporária das restrições de importação de trigo para ração entre 10 de maio e 31 de julho de 2022, o que poderia aumentar a demanda por importações de trigo para ração.
A previsão da FAS para a produção de milho 2021-22 permanece inalterada em 5,3 milhões de toneladas, uma queda de 4% em 2020-21 devido à redução da área plantada de milho fora de temporada. A previsão para as importações de milho em 2021-22 permanece inalterada em 1,5 milhão de toneladas, uma queda de 22% em relação a 2020-21. As fábricas de ração locais provavelmente usarão milho e arroz quebrados produzidos localmente para a produção de ração.