Produção de arroz deve cair 1%, calcula consultoria

Em SC, chuvas devem atrasar o plantio e no RS outras culturas devem ganhar área segundo a Safras & Mercado.

A área plantada com arroz no Brasil em 2014/2015 deverá sofrer leve corte de 0,5% na comparação com o ano anterior, passando de 2,452 milhões para 2,440 milhões de hectares. A projeção foi divulgada nesta sexta-feira (25/7) pela consultoria Safras e Mercado.

Considerando uma expectativa de produtividade de 5,012 quilos por hectare – 5,036 quilos no ano anterior -, a produção brasileira deverá cair 1%, totalizando 12,230 milhões de toneladas. No ano anterior, foram 12,35 milhões.

“Este cenário de quase estabilidade de área está influenciado pelos preços atuais, que se encontram maiores comparados com o mesmo período do ano passado”, informa o analista João Gimenez Nogueira, em comunicado da consultoria.

Segundo ele, em Santa Catarina a tendência é de ligeira queda, devido ao receio de que as chuvas atrasem o plantio. Já em Tocantins, a área deve aumentar, assim como a produtividade, devido à maior utilização da tecnologia nas lavouras tocantinenses.

O Rio Grande do Sul, o maior produtor do cereal no Brasil, com quase 67% do total da produção, deverá apresentar uma queda pouco significativa. A área a ser semeada deve ser de 1,113 milhão de hectares, devido ao leve aumento para outras culturas.

3 Comentários

  • Eu gostaria muito de ter uma “Bola de Cristal”, um guru ou uma vidente que fizesse previsão do meu futuro assim como este pessoal visionário planta estas matérias na mídia, estamos há 60 dias do plantio dependendo totalmente do clima, que ninguém sabe exatamente como vai se comportar e já estão publicando asneiras como essa, sabem exatamente que vai ser plantado no RS 1,113 milhão de ha, pq que não vão nessa época fazer previsões do plantio de batatas !!!!!!

  • Parabéns Sr. Carlos, não precisamos de profetas do apocalipse. A maior incógnita destas previsões é que ninguém conhece um único produtor que tenha sido questionado sobre sua intenção de plantio. Eles erram sempre, e depois vão tentando se aproximar da realidade, soltando novas pérolas, porém ainda na colheita estão errados. Pra esses malditos gurus isso não cria problema algum, pelo contrário, conseguem visibilidade na mídia. Mas pra nós que vivemos e dependemos do preço do produto o prejuízo é incalculável.

  • Que bom que tocantins vai produzir mais, só assim não haverá necessidade de importarem arroz ruim ai no norte eo o povo consumira arroz de procedencia ,produzido aqui no Brasil. E quanto as demais previsões é uma panacéia, porque é cedo pra saber como será o tempo na plantacão e colocar meio por cento de diminuicão de área não carecia nem sujar o papel.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter