Produção de arroz em Moçambique vai crescer 30,9 por cento na presente época agrícola

De acordo com o documento, para a presente época, serão produzidas 340 mil toneladas daquele cereal contra 259.795 toneladas registadas época passada, um aumento de 30,9 por cento.

Moçambique prevê produzir na presente época agrícola mais 80 mil toneladas de arroz, comparativamente a época 2008/2009, segundo o plano para o sector agrícola a que a Macauhub teve acesso.

De acordo com o documento, para a presente época, serão produzidas 340 mil toneladas daquele cereal contra 259.795 toneladas registadas época passada, um aumento de 30,9 por cento.

De uma forma geral, o sector agrícola deverá crescer na presente época em 9,5 por cento comparativamente a época 2008/2009.

Esta evolução está dependente da produção de mandioca (8,4 por cento), milho (6,4 por cento) e arroz (30,9 por cento).

Contudo, apesar do crescimento previsto na produção de arroz, o país continuará deficitário visto que o consumo anual deste cereal é de 600,000 toneladas.

A produção interna actual satisfaz menos de metade das necessidades de consumo. Mais de 300 mil toneladas de arroz para o consumo interno são importadas, segundo o Ministério da Agricultura.

Vários projectos tem sido desenvolvidos para reverter o cenário particularmente no arroz e entre eles destaque vai para o mais recente entendimento entre uma empresa da Líbia e de Moçambique visando a produção de arroz no distrito de Matutuine, província de Maputo, sul de Moçambique.

Outros países como o Vietname, a China e Japão tem interesses em apoiar Moçambique a aumentar a produção daquele cereal não só para o consumo interno mas também para exportação.

Moçambique prevê terminar as importações de arroz ainda neste quinquénio.

O documento destaca ainda a produção de trigo que passará de 13 mil toneladas para 26 mil, uma subida de 84 por cento. (Macauhub)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter