Produção de arroz em MS deve aumentar 4% em 2005
Rendimento deve ser o grande fator de crescimento da colheita sul-matogrossense.
A produção de arroz em Mato Grosso do Sul deve aumentar 4% em 2005. Segundo informações da Secretaria Estadual de Produção e do Turismo, a área plantada no estado na safra 2003/04 foi de 56,5 mil hectares, sendo o arroz irrigado o de maior expressão, com 41,7 mil ha. Ainda nessa safra a produção chegou a 241,1 mil toneladas com um rendimento de 6.987 kg/ha.
Já para a safra 2004/05, a expectativa é de alcançar 250,7 mil toneladas, fazendo com que o rendimento aumente 4% (7.200 kg/ha). No último sábado (11), o secretário estadual de Produção e do Turismo do Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira Filho, abriu o 10° dia de campo na Fazenda San Francisco, em Miranda, oficializando o início da colheita de arroz da safra de verão.
Segundo o proprietário da fazenda, Hélio Coelho, Mato Grosso do Sul leva vantagem na produção e comércio de arroz porque é o único a colher em dezembro, no auge da entressafra nacional, diferente dos outros estados e maiores produtores. Além de fazer a base da alimentação, o arroz é muito bom pra saúde. Não dá alergia, como qualquer produto de outros grãos dá. Tem muita fibra e facilita a digestão, explica.
Ele informa ainda que a colheita já começou, com média de produtividade de 8.220kg de arroz por hectare. A variedade que está sendo colhida Piracema foi desenvolvida nos últimos cinco anos na fazenda e lançada no Dia de Campo do ano passado.
Durante o evento foi assinado convênio entre a Embrapa Arroz e Feijão e a fazenda San Francisco, que visa a instalação de unidades de pesquisa para a validação de tecnologias para a cultura do arroz no município de Miranda.


