Produção de arroz Hom Mali deve cair 10% com a seca

 Produção de arroz Hom Mali deve cair 10% com a seca

Ainda assim, safra total da Tailândia será maior este ano

Seca em algumas províncias deve derrubar a produção de arroz aromático na Tailândia.

A produção de arroz aromático Hom Mali para a safra principal de 2018-19 deverá cair 10% em relação à safra anterior, devido à seca no Norte e no Nordeste.

O vice-ministro Jintana Chaiyawonnagal disse que a pesquisa preliminar do Ministério do Comércio descobriu que as plantações de arroz nas áreas norte e nordeste foram duramente atingidas por chuvas irregulares.

Como resultado, a produção de arroz para a safra anual, que começa no final deste mês, declinará das 7,6 milhões de toneladas alcançadas na temporada anterior. A produção de arroz premium do ano passado também caiu de 7,9-8 milhões de toneladas de arroz em anos anteriores devido ao impacto das inundações.

O Ministério do Comércio em parceria com o Ministério da Agricultura e Cooperativas pesquisou plantações de arroz em 16 províncias durante agosto e setembro. Os dois ministérios previram que a produção global de arroz permanecerá em torno de 25 milhões de toneladas de arroz em casca este ano, a par da temporada anterior, impulsionada pelo cultivo de arroz em casca branca e glutinoso.

A produção de arroz branco é estimada em 9,2 milhões de toneladas, um aumento marginal em relação à safra anterior, enquanto a produção de arroz em casca está prevista para aumentar para 6,2 milhões de toneladas, ante 6 milhões. Kriangsak Tapananon, presidente da Associação de Moinhos de Arroz Tailandesa, disse que nas províncias do nordeste do país, como Sri Sa Ket, Mukdahan e Sakon Nakhon, a produção de arroz foi muito melhor que no ano passado devido à chuva regular nessas áreas.

Mas o nordeste mais baixo, incluindo Nakhon Ratchasima, Buri Ram, Surin, Maha Sarakham e Khon Kaen, provavelmente verão a produção cair da seca. "Se não chover dentro de 15 dias, a produção de arroz hom mali ficará definitivamente menor nas 4-5 províncias atingidas pela seca", disse Kriangsak. "Espera-se que uma estimativa mais clara esteja disponível depois de outubro”.

Segundo dados do Departamento de Comércio Exterior, nos primeiros nove meses, a Tailândia embarcou 8,4 milhões de toneladas, com alta de 2,9% em relação ao ano anterior, com valor de exportação de US $ 4,31 bilhões (141 bilhões de baht), alta de 21,4%.

O volume de exportação de nove meses representou 84% da meta de exportação de arroz fixada em 11 milhões de toneladas este ano pelo ministério. O preço médio de exportação está previsto em US $ 512,67 por tonelada, alta de 18%.

A Tailândia deve exportar uma média de 860 mil toneladas por mês nos meses restantes para alcançar embarques de 11 milhões de toneladas de arroz beneficiado, de acordo com o departamento. (Com agências internacionais).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter