Produção de arroz na Tailândia se recupera da seca
(Por Holly Demaree-Saddler, WG) Depois de ser desafiada por uma seca de dois anos, a produção de arroz da Tailândia deve se recuperar na campanha de comercialização de 2021-22, de acordo com um relatório da Rede Global de Informações Agrícolas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O clima favorável e o abastecimento adequado de água impulsionam a previsão de produção de arroz do USDA para 21 milhões de toneladas no ano comercial de 2021-22. O consumo de arroz na Tailândia aumentará com base em um aumento previsto do turismo em 2022 após a pandemia de COVID-19.
No entanto, o USDA espera que as exportações de arroz possam ser desafiadas por preços não competitivos do arroz tailandês, escassez de contêineres e altos custos de transporte. As exportações de arroz da Tailândia totalizaram 1,13 milhão de toneladas entre janeiro de 2021 e março de 2021, uma queda de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.
A produção de milho para a safra 2021-22 permanece estável em 5,5 milhões de toneladas, com bons preços das commodities e amplo suprimento de água, mantendo a safra atraente.
O USDA aumentou sua estimativa de importação de milho para a campanha de comercialização de 2020-21 para 1,4 milhão de toneladas devido a importações superiores ao esperado da Birmânia. Apesar do aumento, as importações totais de milho da Tailândia na campanha de comercialização de 2020-21 ainda são 7% menores que no ano anterior devido a uma safra doméstica abundante.
Prevê-se que o ressurgimento do COVID-19 em abril de 2021 diminua a demanda por alimentos à base de trigo. De acordo com o USDA, as importações de trigo da Tailândia nos primeiros nove meses da campanha de comercialização de 2020-21 caíram 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 2,4 milhões de toneladas.