Produção de arroz na Venezuela crescerá 13,6% no ciclo 2023/24
(Por Planeta Arroz, com agências) A produção de arroz na Venezuela crescerá 13,6% no período 2023-2024, quando se espera colher 292 mil toneladas, ante 257 mil no ciclo anterior, segundo projeções divulgadas nesta sexta-feira à EFE. pela Sociedade Venezuelana de Engenheiros Agrícolas e Afins (Sviaa).
O presidente desta organização, Saúl Elías López, garantiu que a produção prevista para este último período, que termina no próximo mês de abril, é o “melhor valor dos últimos oito anos”.
A colheita de arroz, após vários anos de declínio, entrou num processo de recuperação desde o ciclo 2019-2020, quando foram produzidas 140 mil toneladas, segundo Sviaa.
Os produtores agrícolas denunciaram no ano passado que a sua atividade “carece de apoios”, que o investimento público em “infraestruturas produtivas é praticamente nulo” e que o crédito bancário está “significativamente restringido”.
Em setembro, a Confederação das Associações de Produtores Agropecuários (Fedeagro) destacou – em nota – que a importação de produtos acabados com “isenção tarifária” e o contrabando “impacta negativamente os agricultores”, que “ainda permanecem em suas unidades de produção”, autofinanciamento, lutando contra o clima, a inflação e a escassez de combustível.”
Desde o ano passado, as autoridades deste sector têm trabalhado na criação de uma área especial dedicada à produção de diversos tipos de alimentos na zona leste do país, onde, segundo o ministro da Agricultura, Wilmar Castro Soteldo, são cultivados milho, soja, sorgo, arroz, carnes, nozes, cana-de-açúcar, cacau, café e especiarias, entre outros produtos.