Produção de arroz no leste da China é atingida por forte calor e seca
(Reuters) O ministro da Agricultura da China expressou preocupação com a produção de grãos no outono do país, de acordo com um comunicado do ministério nesta segunda-feira, e disse que as altas temperaturas e a seca atingiram a produção de arroz nas províncias orientais de Jiangsu e Anhui.
O Ministério da Agricultura da China citou Tang Renjian dizendo que atualmente é “o período crítico para a formação do rendimento da safra de grãos de outono” e que “as altas temperaturas e a seca tiveram um certo impacto na produção de arroz em algumas áreas”, após uma visita a vários produtores.
Tang pediu medidas como controle da temperatura da água e pulverização de fertilizantes para reduzir o impacto do calor nas plantações. Ele enfatizou a importância do controle de irrigação para estabilizar e aumentar a produção de grãos e garantir a segurança alimentar nacional.
Muitas partes do sul da China experimentaram temperaturas escaldantes superiores a 40 graus Celsius nas últimas semanas, afetando as colheitas e causando falta de energia em Chongqing e Sichuan devido ao uso intenso de ar condicionado.
O Ministério da Agricultura também disse no comunicado de segunda-feira que algumas partes das províncias de Jiangsu e Anhui foram seriamente afetadas por altas temperaturas e pouca chuva.
As províncias orientais chinesas de Jiangsu e Anhui produziram 11,5% dos grãos do país em 2021, segundo dados do departamento de estatísticas.