Produção e comércio mundiais
Relatório InterArroz, de Patrício Méndez del Villar, indica nova expectativa de safra e comércio mundial de arroz pela FAO.
Segundo a FAO, a produção mundial de arroz deve aumentar em 1% em 2006, para 635 milhões de toneladas base casca ou 424 milhões de toneladas (base arroz branco), contra 630 milhões/t em 2005. O incremento da produção nos grandes países produtores asiáticos deverá contribuir para estabilizar os estoques mundiais em torno de 100 milhões de toneladas. A reconstituição das reservas mundiais será significativa, sobretudo na China.
Em 2006, espera-se uma retração do comércio mundial para 28,5 milhões de toneladas, contra um volume recorde de 29,4 milhões de toneladas em 2005. Esta redução se deve, em grande parte, ao incremento da produção em vários países importadores. Não obstante, o aumento da produção e da oferta para exportação dos grandes exportadores poderá ser insuficiente em 2006/07. Portanto, espera-se que os preços mundiais continuem subindo nos próximos meses.
A análise completa está em:
http://www.arroz.agr.br/site/interarroz/index.php


