Produção e consumo de arroz no Vietnã devem cair
(Por Planeta Arroz) A área colhida de arroz do Vietnã continua a diminuir à medida que os agricultores mudam para culturas mais lucrativas, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA. O aumento da intrusão salina e as tendências climáticas adversas também representam desafios para a produção de arroz no Vietnã, afirma a organização.
A área colhida para o ano de comercialização de 2024-25 foi revisada para baixo de 7,15 milhões de hectares no início deste ano para 6,95 milhões. A produção moída foi reduzida de 27 milhões de toneladas para 26,5 milhões, disse o FAS, ainda classificando-se em 6º lugar na produção.
As exportações de arroz do Vietnã foram revisadas para cima, para 7,9 milhões de toneladas, o que ficaria em segundo lugar “com produção estável, forte demanda global e queda na demanda doméstica”, disse o FAS.
Enquanto isso, a previsão é que o consumo caia de 22 milhões de toneladas no ano anterior para 21,4 milhões de toneladas.
“Os consumidores estão diversificando sua dieta à medida que a renda aumenta, resultando em menor consumo per capita de arroz”, observou o FAS.
O consumo per capita de arroz vietnamita caiu de 9,6 quilos por pessoa por mês em 2012 para 6,9 quilos por pessoa por mês em 2022, de acordo com o General Statistics Office of Vietnam. Isso equivale a um declínio médio anual de 4% no consumo de arroz.