Produção em Angola de arroz em Setembro próximo
O Governo da China disponibilizou 76 milhões de dólares à empresa de capitais chineses CAMC Engineering, para a execução de um programa experimental de cultivo de arroz na comuna de Longa, no município de Cuito Cuanavale, província do Kuando-Kubango, em Angola.
O Governo da China disponibilizou 76 milhões de dólares à empresa de capitais chineses CAMC Engineering, para a execução de um programa experimental de cultivo de arroz na comuna de Longa, no município de Cuito Cuanavale, província do Kuando-Kubango.
O director da empresa, Huan Yun Cong, esteve no fim-de-semana naquela região, onde disse ter constatado “com satisfação” o nível de preparação das terras e anunciou, para Setembro próximo, o lançamento das primeiras sementes de arroz.
O projecto, denominado “Fazenda Agro-industrial do Longa”, ocupa uma área de 1.500 hectares e vai produzir anualmente 15 mil toneladas de arroz, a partir de Outubro de 2012. Sublinhou que o projecto foi financiado na totalidade pelo Governo Chinês e vai ser realizado num prazo de cinco anos, gerando mais de 800 novos postos de trabalho para a população local.
Neste momento, uma equipa de técnicos chineses está a ultimar o levantamento topográfico da zona visada, situada ao longo da margem do rio Longa, para que nada falte durante a fase experimental do projecto.
Anunciou igualmente que a Fazenda Agro-industrial do Longa vai contar com um centro de formação para melhorar as técnicas dos camponeses, uma biblioteca, laboratórios, uma estação meteorológica, serviços de mecanização agrícola de apoio às comunidades locais, um posto médico e uma escola primária para atender os trabalhadores e a população da localidade.