Produção gaúcha de arroz deve aumentar quase 16%

A Emater destaca que os rendimentos obtidos inicialmente são promissores, assim como são promissoras as condições das lavouras que se encontram na fase de enchimento de grão e que representam 44% do total.

As primeiras lavouras de arroz da safra 2010/2011 começam a ser colhidas no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater-RS, o percentual estimado para esta semana é igual ao de anos anteriores, perfazendo cerca de 2% do total plantado. Outros 6% das lavouras já se encontram em condições de serem ceifadas, o que deve acontecer nos próximos dias.

A Emater destaca que os rendimentos obtidos inicialmente são promissores, assim como são promissoras as condições das lavouras que se encontram na fase de enchimento de grão e que representam 44% do total. Essa situação motivou a revisão da estimativa inicial para a produtividade média em âmbito estadual a ser obtida este ano, que passou para 7.089 kg/ha.

Em função da forte estiagem que se verifica desde meados de outubro, principalmente na Campanha, Fronteira Oeste e no Sul do Estado, algumas lavouras de arroz não foram
concluídas ou mesmo tiveram alguns quadros abandonados devido à alta de umidade para uma efetiva germinação após a semeadura. Isso levou a Emater/RS-Ascar a revisar a área efetivamente plantada.

O atual levantamento indica uma área semeada de 1,123 milhão de hectares para este ano, ficando 2,15% maior que a do ano passado. Considerando-se as atuais estimativas, o Rio
Grande do Sul poderá colher um total de 7,959 milhões de toneladas. Uma produção 15,90% maior que a do ano passado, quando, segundo o IBGE, foram colhidas 6,866 milhões de toneladas.

Se na produção o cenário é animador, na comercialização.a situação é inversa. As cotações no mercado local seguem em queda. Nesta última semana, talvez já pela perspectiva de uma safra acima do esperado, o preço médio da saca de 50 kg de arroz teve queda de 2,03%, passando para R$ 21,73 quando negociado diretamente pelo produtor.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter