Produção mundial de arroz deve atingir 625 milhões de toneladas

A produção mundial está projetada em 625 milhões de toneladas (base casca) para um consumo de 623,7 milhões de toneladas.

Em um novo relatório de oferta e demanda para a produção mundial de arroz, o departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) constatou que o cenário se apresenta ajustado. A produção mundial está projetada em 625 milhões de toneladas (base casca) para um consumo de 623,7 milhões de toneladas. Ainda segundo o Usda, a expectativa é de que o volume de arroz exportado tenha uma redução de 6,3%. Alguns países, inclusive, já aumentaram as taxas para a saída do produto.

Para o Brasil, o departamento americano espera uma safra de 12,05 milhões de toneladas. Segundo o assessor de mercado do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, as importações estão projetadas em 700 mil toneladas, enquanto as exportações brasileiras não devem ultrapassar 250 mil toneladas.

– As projeções do Usda não fogem do que estava sendo esperado pelos principais compradores, portanto a expectativa é de que não haja alteração no comportamento até então observado no mercado internacional no curto prazo – afirma.

Em relação ao último levantamento, a projeção foi aumentada em 3,45 milhões de toneladas. A correção se deve, basicamente, ao incremento na expectativa das safras da Indonésia (em 2,2 milhão de toneladas), Myanmar (em 940 mil toneladas) e Brasil (em 308 mil toneladas). A projeção de consumo também apresentou aumento em relação ao relatório de março, passando de 620 milhões de toneladas para 623,7 milhões de toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter