Produção volta a crescer, mas não sustenta Mato Grosso em pódio

Mato Grosso perde posto de terceiro maior produtor para o Maranhão.

A temporada agrícola 2012/13 deve estabelecer um novo cenário para a safra de arroz. A produção nacional deve crescer 4%, estimada em 12,06 milhões de toneladas. Mesmo assim, o chamado estoque de passagem – diferença entre a oferta total e a demanda – deve ser o menor em cinco anos.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina vão respaldar a expectativa da safra nacional, e juntos contribuir com aproximadamente 75% da oferta nacional. A garantia se estabelece em função da performance da produtividade que normalmente alcançam, com produto excelente qualidade, cultivado em sistema totalmente irrigado, o que reduz significamente os riscos de perdas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento.

A novidade nesta temporada é a inversão de cadeiras no posto de terceiro maior produtor nacional de arroz. O posto, anteriormente ocupado por Mato Grosso agora passa definitivamente para o Maranhão que, de acordo com o segmento, investiu mais em tecnologias e ampliação das áreas irrigadas.

Segundo o relatório de safra da Conab, a produção de Mato Grosso deve crescer pouco mais de 1% (1,5%), alcançando 468,4 mil toneladas. Um ano antes foram 461,3 mil toneladas. Tendência também de crescimento na área plantada em 5,4%, de 143,4 para 151,1 mil hectares.

Especialistas do setor apontam que o leve crescimento no volume produzido ocorre influenciado pela melhora nos preços no último semestre do ano passado, atingindo até R$ 62 por saca de 60 quilos.

O estado está plantando sua safra e como lembra o presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Mato Grosso (Sindarroz), Ivo Fernandes Mendonça, o clima será determinante para o estado atingir sua estimativa de safra.

"A previsão ainda vai depender do tempo. Se ele contribuir podemos até ultrapassar o previsto. No entanto, Mato Grosso não voltará a ser um grande produtor de arroz porque não dispomos de áreas novas", considerou ao Agrodebate.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter