Produtividade do arroz começa a cair em Cachoeira do Sul

 Produtividade do arroz começa a cair em Cachoeira do Sul

Menor volume de grãos por área é a tendência das lavouras tardias

Média está em 7.646 quilos por hectare.

A previsão do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) foi certeira: a produtividade da lavoura do cereal começou a cair no mês de abril em Cachoeira do Sul.

A queda, conforme o departamento técnico da repartição, é resultado do excesso de chuva e da falta de sol no final do ano passado, quando os arrozais estavam florescendo.

Conforme levantamento do Irga, no final da primeira quinzena de março, com 12,7% da lavoura 2014/2015 colhida, a produtividade do arroz atingiu uma média de 7.907 quilos por hectare em Cachoeira, número que caiu para 7.646 em 10 de abril, quando estavam colhidos 65,1% dos 33.068 hectares do cereal plantados no município.

A produtividade média do arroz cachoeirense está abaixo da marca registrada no estado, que em 10 abril estava em 7.747 quilos por hectare.

A tendência é de mais queda até o final da colheita, que estender-se até o final de maio.

"Quanto mais tarde o arroz foi plantado, maior foi o prejuízo deixado na lavoura pelas condições climáticas desfavoráveis à cultura do arroz registradas no final de 2014", destaca o coordenador regional do Irga, o engenheiro agrônomo Jaceguay de Barros.

Cachoeira tem a 12ª maior lavoura de arroz do Rio Grande do Sul e no ano passado fechou a colheita com uma média de 6.489 quilos por hectare, a pior marca desde 2010.

Arrozeiros do município acreditam que a produtividade de 2014 será mantida em 2015. A maior marca já alcançada pelo município foi em 2012, com 7.326 quilos por hectare.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter