Produtividade na cultura de arroz tem alta de 15%

Agronômica, em Santa Catarina, vai colher 13,7 toneladas por hectare.

A produtividade do arroz irrigado em Agronômica, região do Alto Vale do Itajaí (SC), deverá aumentar em torno de 15%, enquanto a área plantada permanece em 360 hectares. A previsão é do técnico local da Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Olímpio de Paula, com base em algumas plantações que tiveram a colheita antecipada devido à baixa umidade do solo.

Enquanto a média catarinense na safra passada foi de 2,5 toneladas por hectare, em Agronômica chegou a 13,7. O município, que é o campeão mundial por produtividade, realiza de sexta-feira até domingo a 2ª Festa da Colheita do Arroz (Fecarroz).

O técnico atribui a fatores climáticos o aumento da produtividade nesta safra. Ele lembrou que os rizicultores tiveram que fazer um manejo de água diferente em razão da prolongada estiagem na época do enchimento dos quadros. Olímpio disse que o principal foi a radiação solar no período de florescimento dos cachos. “Tem produtor, como Isonir Venturi, que deverá colher mais de 260 toneladas”.

As condições favoráveis do tempo implicaram também em um uso de quantidade menor de herbicida. O técnico revelou que o segredo de toda esta produtividade começa com a escolha da semente ideal. “Depois vem a maneira adequada do preparo do solo”, acrescenta.

Um dos maiores produtores do município é Valmor dos Santos Filho, o Pila. Ele plantou 15 hectares e espera colher 242 sacas de 50 quilos por hectare. O rizicultor, que tem a sua propriedade na avenida que dá acesso ao centro de Agronômica, admite que esperava obter uma produtividade maior. Sem condições de ampliar a área destinada ao plantio, ele adquiriu um terreno em Pouso Redondo. “Lá a produtividade deverá ficar bem próxima da obtida aqui”.

Pila vende todo o seu arroz para a produção de sementes, o que lhe rende 25% a mais que o preço normal. “Para nós da região que estamos iniciando a colheita o preço médio de R$ 30,00 a saca está deixando a desejar”, complementa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter