Produtores de arroz de SC esperam colheita de 5% a 15% maior em 2017

Por causa da estiagem na primavera, os rizicultores plantaram mais tarde, o que vai atrasar também a colheita.

Os produtores de arroz em Santa Catarina comemoram o início da colheita e têm boas expectativas em 2017. No Sul catarinense, a tendência é de uma colheita 5% maior, em comparação a 2016. Já no Norte do estado, ela pode ter um acréscimo de até 15% com relação ao ano passado.

A safra do arroz vai até abril. Por causa da estiagem na primavera, os rizicultores plantaram mais tarde, o que vai atrasar também a colheita. Só que durante o floração o clima ajudou, com muito sol e chuva na medida certa.

“O clima foi muito bom para o arroz neste ano. Nós tivemos bastante insolação. Bastante horas de sol, que é isso que o arroz quer”, disse o engenheiro agrônomo Douglas George de Oliveira.

A região de maior produção do estado fica no Sul catarinense, em uma área plantada de 90 mil hectares. A expectativa é colher 650 mil toneladas do grão.

Em Meleiro, o produtor Rogildo Bordignon plantou 270 hectares e espera colher muito arroz. “A produtividade está na média de 140 sacos por hectare. Nas mais ricas em fertilidade, chega até a 150”, disse Bordignon.

Já no Norte catarinense, as cidades que mais produzem arroz são Guaramirim e Massaranduba. A Epagri acredita que a produção deve chegar a 166 mil toneladas de arroz.

A chuva ajudou na floração, e trouxe mais qualidade ao grão. “Tá bem cheio o grão, tá bem bom”, disse o rizicultor de Massaranduba, Marcos Borchardt.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter