Produtores poderão questionar cobranças da AES Sul
Devido a elevada demanda por parte dos produtores, o Conselho de Consumidores da AES Sul e a Federarroz estão promovendo (por meio dos seguintes contatos: gustavofctf@hotmail.com ou para Federarroz pelo email federarroz@federarroz.com.br ou entrar em contato pelo fone 55 9964 7464) esclarecimentos aos consumidores que tiveram problemas devido às enchentes da safra 2015/2016 e estão recebendo cobranças de Recuperação de Consumo da referida concessionária.
Adiantamos que às cobranças poderão ser questionadas por meio de ação administrativa junto à concessionária, essas que não excluem a possibilidade de questionamento judicial, caso necessário.
Informações e provas documentais necessárias para ingresso de ação administrativa:
– Conta de energia da unidade consumidora com NUC;
– Fotos da enchente no local;
– Decreto de calamidade ou emergência do município;
– Reportagens de jornais onde apareça a data do período;
– Toda a informação que possa servir como prova, pois a Concessionária segue uma resolução da ANEEL e precisará justificar qualquer ação.
Fonte: Federarroz
1 Comentário
Além das informações necessárias informadas acima, faz-se obrigatório o registro de reclamações via 0800 com informações sobre o atual estado das instalações (Ex: Sob enchente ou outro evento que impossibilite a irrigação no período normal), devidamente protocoladas e com o Nº deste protocolo para inserção no recurso administrativo futuro. Quer dizer: O lavoureiro deve informar quando vai iniciar a irrigação e, mesmo não iniciando, comunicar os motivos do seu atraso. O Fato de as instalações terem uma demanda contratada para irrigação a partir do início do ciclo de faturamento de Novembro, dá a entender à Concessionária de que o cliente puxou água, mesmo não tendo feito por motivos climáticos. Quanto às avarias nos medidores, que são de responsabilidade da concessionária. cabem recursos administrativos que servirão de base para discussões jurídicas futuras com pleno êxito aos consumidores. Os casos são analisados em separado. Cada Caso é um caso. Mais informações podem ligar para 55-9973-1299 ou 55-3421-2396.