Professores da UFSM recebem prêmios na Expointer 2013
O professor da faculdade de Agronomia da UFSM e doutor em Fitotecnia pela Esaq/USP, Enio Marchesan, foi um dos vencedores na categoria de Cadeias de Produção Agrícola, com o projeto Cadeia de Produção do Arroz.
O professor da faculdade de Agronomia da UFSM e doutor em Fitotecnia pela Esaq/USP, Enio Marchesan, foi um dos vencedores na categoria de Cadeias de Produção Agrícola, com o projeto “Cadeia de Produção de Arroz”. O projeto busca dar um uso mais intensivo e sustentável para as áreas de várzea em que é cultivado basicamente o arroz. O professor procura encontrar maneiras de diversificar as culturas nessas áreas, como com a rotação de culturas, por exemplo. Outras formas são: a produção pecuária, em propriedades maiores; e, até mesmo, a criação de peixes, em propriedades menores. Porém, as pesquisas não são voltadas apenas para os produtores:
– Pensamos também no consumidor e na sociedade, temos um projeto que monitora a qualidade do arroz no Rio Grande do Sul, depois voltamos para as lavouras com os resultados e vemos em que podemos melhorar, afirma o professor Marchesan.
Toda tecnologia e conhecimento produzidos com as pesquisas são transferidos aos produtores e técnicos, seja com idas ao campo, ou com palestras ou cursos. Essa divulgação dá um retorno para a pesquisa. Além disso, toda a área experimental está aberta para receber produtores interessados, o que é um diferencial. Quanto ao recebimento do prêmio, o professor Marchesan diz que “é um estímulo para continuar trabalhando, um ânimo a mais”.
O professor Enio Giotto, da área de Geoprocessamento, venceu na categoria Tecnologia Rural com o projeto “CR Campeiro – ferramenta auxiliar na agricultura de precisão”, que trata do desenvolvimento de softwares para gestão agropecuária em computadores, celulares, tablets e smartphones. O material começou a ser produzido em aula, como projeto de extensão nos anos 90, ele existe até hoje e tende a continuar por mais tempo.
O projeto, antigamente, era voltado para desktop e para web, mas, a partir do último ano, começaram a ser produzidos aplicativos para android também, para serem utilizados em celulares e smartphones. O professor Enio Giotto diz que se surpreendeu com a demanda positiva desses aplicativos, foram mais de 16 mil downloads. O desenvolvimento dos softwares iniciou voltado para a agricultura de precisão, mas agora há a ideia de focar, também, na agricultura familiar, para o pequeno produtor também ter acesso a esse tipo de tecnologia. O professor Giotto comentou a premiação:
– É uma satisfação íntima. São 35 anos como professor, 50 dissertações de mestrado orientadas, já é uma carreira consolidada. Mas é uma satisfação ser reconhecido e ver que estamos no caminho certo, de um ano para cá mais aplicativos vêm sendo lançados e continuarão sendo, e o pessoal da premiação teve a sensibilidade de ver isso.
A entrega dos troféus do prêmio “O Futuro da Terra” acontece no dia 26 de agosto, às 17h30min, na casa do Jornal do Comércio, no Parque de Exposições Assis Brasil. A Expointer 2013 vai de 24 de agosto até 1º de setembro e acontece na cidade de Esteio-RS.
2 Comentários
O Prof. Dr. Enio Marchesan merece receber todos os prêmios existentes destinados a cientistas ligados à lavoura de arroz. Excepcional caráter, competência profissional, umildade, ajudou a formar para o mercado excelentes Engenheiros Agrônomos, durante sua atividade maior como professor da UFSM, disputados por grandes empresas de todo o Brasil. Parabéns, Marchesan!
Parabéns aos professores Dr. Enio Marchesan e Enio Giotto