Programa de Revitalização da Cultura do Arroz no Baixo São Francisco será lançado na próxima quarta
O Programa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do arroz, visando a melhoria das condições de produção, produtividade, beneficiamento, comercialização e consumo do grão em Alagoas.
Será lançado na próxima quarta-feira, 25, pelo governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Prefeitura Municipal de Igreja Nova/AL, o Programa de Revitalização da Cultura do Arroz no Estado de Alagoas o Pró-Arroz. A solenidade de apresentação será às 9h, na Escola Municipal Frei Arnaldo, em Igreja Nova, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho.
O Programa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do arroz, visando a melhoria das condições de produção, produtividade, beneficiamento, comercialização e consumo do grão no Estado.
O Pró-Arroz vai beneficiar aproximadamente 600 agricultores familiares que cultivam arroz no Distrito de Irrigação do Boa Cica (DIB) e no Distrito de Irrigação do Perímetro de Itiúba (DIPI), em lotes individuais que variam de 3,5 a 4 hectares.
Distribuição de sementes
Para fortalecer o Programa e impulsionar a produção na safra 2007/2008, simultaneamente ao lançamento do Pró-Arroz, a Seagri estará distribuindo 192 toneladas de sementes de arroz, da variedade Rio Formoso, para os produtores de arroz, sendo 120 toneladas para o Distrito de Irrigação do Boa Cica e 72 toneladas para o Distrito de Irrigação do Perímetro de Itiúba. A distribuição de sementes faz parte das etapas do Programa.
De acordo com dados da Seagri, essa é a primeira vez que a Secretaria distribui sementes de arroz nessa quantidade, todas as distribuições anteriores não chegaram a 100 toneladas.
Segundo o secretário de Agricultura, Alexandre Toledo, a Secretaria e todos os parceiros do Pró-Arroz estão trabalhando para que o projeto alcance os objetivos desejados e melhore a condição de vida dos agricultores familiares que produzem arroz na região, através da geração de emprego e renda.
O Pró-Arroz é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria Nacional de Cooperativismo; da Codevaf 5ª SR; das Associações de Agricultores do Distrito de Irrigação do Boa Cica (DIB) e do Distrito de Irrigação do Perímetro de Itiúba (DIPI); da Prefeitura Municipal de Igreja Nova; dos agentes financiadores Banco do Nordeste e Banco do Brasil; do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAI) e da Unidade de Beneficiamento do Arroz (UBA).