Projeto MARCA do arroz tem encontro estadual em Pelotas (RS)

Embrapa promove 1º Encontro Estadual do Projeto de Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado sexta-feira em Pelotas
.

A Embrapa Clima Temperado organiza e será sede, na sexta-feira, do 1º Encontro Estadual do Projeto de Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado (Marca), na sede da unidade, em Pelotas, no quilômetro 78, da BR 392. A idéia do evento é priorizar as discussões com os produtores gaúchos de arroz, ouvir seus depoimentos e demandas, na busca de ajustar as ações do projeto à realidade, expectativas e potencialidades da orizicultura irrigada do estado.

Dezenas de produtores das mais diversas regiões orizícolas gaúchas devem estar presentes ao encontro, com o grupo de pesquisa em arroz irrigado da Embrapa Clima Temperado. O programa Marca, liderado pela Embrapa, com a parceria de outras instituições públicas e de empresas privadas, nos últimos anos tem contribuído para elevar a produtividade da lavoura, racionalizar o uso de insumos e aperfeiçoar conceitos e práticas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade dos agroecossistemas ligados ao arroz.

A programação do Encontro do Marca terá a primeira apresentação técnica às 9h, quando trata da produção e disponibilidade de sementes das cultivares da Embrapa Clima Temperado, a cargo de Élbio Cardoso, da Embrapa Transferência de Tecnologia. Na seqüência, os temas serão a motivação aos produtores sobre o projeto Ricecheck/Austrália (pesquisador Júlio Centeno), rentabilidade da lavoura de arroz (José Antônio Lisboa, da Cooparcentro, Santa Maria), conceitos e resultados do Marca (pesquisador José Alberto Petrini).

À tarde, a partir das 14h, o pesquisador Algenor Gomes, líder da equipe, conduz painel sobre o manejo e custos da lavoura de arroz com o projeto Marca, com a presença de oito produtores, Pedro Monteiro Neto (Itaqui), Edson Comis (Uruguaiana), Júlio Vasconcelos (Rosário do Sul), Luis Forsin (Dom Pedrito), Giovano Parcinello (Alegrete), Cláudio Leite (Santa Vitória do Palmar), Marino Cestari (Glorinha) e Paulo Roberto Hadler (Pelotas).

Às 16h, Rodrigo Neves e Daniel Gomes apresentam a contribuição das empresas parceiras ao projeto Marca (Dow AgroSciences e Chemtura Company). No final do encontro, o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Clima Temperado, Apes Perera, apresenta a proposta do projeto para as safras de 2006 a 2009.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter