Projeto Marca é destaque no dia de campo
Mais de 250 técnicos e produtores rurais compareceram.
Mais de 250 técnicos e produtores rurais compareceram ontem, a partir das 9 horas, no dia de campo sobre a cultura do arroz irrigado, realizado na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foram apresentadas as principais tecnologias recomendadas para o arroz irrigado e culturas alternativas em várzeas.
Os presentes também tiveram ampla visão sobre o Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado (Marca), idealizado e conduzido nos últimos três anos pela equipe de técnicos da Embrapa, que conduzem pesquisas com a orizícola do Sul do Brasil.
– Os produtores rurais tiveram oportunidade de observar os nossos principais resultados de pesquisa na área do arroz e culturas sucedâneas e rotação de cultura em várzeas, especialmente com soja e milho com irrigação. Atingimos os nossos objetivos, tivemos representantes de 28 municípios, sendo a maioria produtores – disse a supervisora da Estação Terras Baixas, Marilda Pereira Porto.
O evento institucional faz parte de uma seqüência de dias de campo sobre a cultura do arroz, que começaram no início deste ano. Estão programados, além deste mais dois, em Arroio Grande (24/3) e em Glorinha (na região produtora da Grande Porto Alegre), no dia 28 de março, cuja área do projeto Marca está utilizando a cultivar Taim.
Nestes eventos são apresentados aspectos de manejo tecnológicos do projeto Marca, bem como resultados de experimentos específicos e vitrine de cultivares. ‘Querência’, ‘Taim’ e ‘Atalanta’. A semeadura das parcelas objeto dos dias de campo ocorreu entre meados de outubro e começo de novembro, com emergência entre o final de outubro e meados de novembro.