Projeto torna obrigatório arroz e feijão na merenda uma vez ao dia em SP
Segundo deputado, o objetivo é melhorar a qualidade da alimentação escolar e incentivar a demanda pelos grãos brasileiros.
O deputado estadual Frederico D’Avila (PSL-SP) apresentou um projeto de lei que torna obrigatório, ao menos uma vez por dia, durante todo o ano letivo, o fornecimento de arroz e feijão na alimentação escolar da rede pública do estado de São Paulo. O objetivo é melhorar a qualidade da merenda e incentivar a demanda pela produção dos grãos no Brasil.
Segundo o parlamentar, a tramitação tende a ser rápida. “Até deputados de oposição aderiram ao projeto, porque traz para a mesa do estudantes, das crianças, uma alimentação saudável”, conta.
Arroz deve ficar mais caro em 2020, entenda por quê
D’Avila afirma que muitas vezes as escolas incluem no cardápio alimentos extremamente processados, com altas taxas de açúcar e sódio. “Obrigando a colocar arroz e feijão, você evitar dar espaço para comida de má qualidade”, comenta.
De acordo com o deputado, a ideia surgiu de um produtor de feijão de Pilar do Sul e contou também com ajuda da Associação Brasileira de Feijões e Legumes Secos (Abrafe) e do Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses (Ibrafe).