Próxima colheita será aberta em Dom Pedrito
Por 10 votos a 2, o município gaúcho de Dom Pedrito foi escolhido para sediar a solenidade de abertura da safra em 2005. Itaqui e Candiota também reivindicavam o evento.
No final da tarde deste sábado, durante o segundo dia da 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Granja Darci Zanetti, em Santa Vitória do Palmar (RS), a cidade de Dom Pedrito foi escolhida pela Federação das Associações dos Arrozeiros do RS (Federarroz) para sediar a abertura da colheita do arroz em 2005 por 10 votos a dois. Também haviam se candidatado Itaqui, Candiota e Santa Vitória do Palmar (que acabou retirando a candidatura, no último momento).
De acordo com o vice-presidente da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito (Assagri) e Vice-presidente da Federarroz, Valter José Pötter, na última reunião realizada pela entidade participaram 23 entidades locais, sendo que todas se comprometeram a apoiar e ajudar na organização do evento. Segundo ele, 75% da economia do município, berço do Projeto 10, gira em torno da lavoura de arroz.
O dirigente ressalta, ainda, a experiência local em organizar grandes eventos como os seminários Pastos, Pastagens e Suplementos (12 edições) e Lavoura em Evolução (8 edições), que reúnem, anualmente, entre 800 e 1.000 participantes cada um.
Além de contar com uma rede hoteleira com 300 leitos, Dom Pedrito fica próximo a outros centros com boa infra-estrutura hoteleira como Bagé (60 Km), Santana do Livramento (90 Km) e Rosário do Sul (100 Km).