PUC-RS de Uruguaiana com pós em produção de arroz
O aperfeiçoamento na área de produção de arroz é direcionado aos engenheiros agrônomos e terá duração de um ano.
O campus da Pontifícia Universidade Católica na cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, abrirá no mês de março um novo curso de pós-graduação. O aperfeiçoamento na área de produção de arroz é direcionado aos engenheiros agrônomos e terá duração de um ano, começando no próximo dia 11 de março. Segundo a professora Luciana Köpp, coordenadora do curso de pós em produção de arroz irrigado, o objetivo da universidade é capacitar ainda mais os profissionais que prestam assistência aos produtores de arroz.
“A elevação da produtividade, a redução de custos, a formação e a manutenção de mercados e ainda o manejo ambiental correto são as principais metas que serão perseguidas pela PUC/Uruguaiana. Vamos aproveitar nossa tradição na área de produção para futuramente sermos um centro de referência na formação de profissionais que trabalham na lavoura de arroz. Em quatro anos, queremos colocar em andamento um curso de mestrado nesta área”, projeta a professora Luciana Kõpp.
O novo curso da PUC/Uruguaiana é inédito e iniciará com o limite de 35 vagas. A professora Luciana Köpp acredita que há uma demanda reprimida de profissionais interessados em se aperfeiçoar nesta área e provavelmente haverá excedente na procura. Se a expectativa se confirmar, a seleção dos candidatos será feita com base nas informações do currículo dos interessados e no histórico do curso de graduação. O período de inscrição abriu no último dia 15 e vai até o próximo dia 3 de março.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópia do diploma de graduação, histórico do curso e currículo. O período de seleção será entre 4 e 8 de março, as matrículas deverão ser feitas no dia 9 ou 10 e as aulas iniciam no dia 11. A PUC/Uruguaiana definiu um calendário especial para ministrar as aulas, facilitando a presença dos estudantes. “As aulas serão entre os meses de março e novembro, período dividido e caracterizado por dois semestres letivos. As aulas serão concentradas entre os meses de maio a setembro, por ser este período de maior disponibilidade de tempo dois produtores de arroz e consequentemente dos agrônomos.
CALENDÁRIO DE AULAS E OS TEMAS
De 11 de março a 23 de abril – Solos e Fertilidade
De 13 de maio a 21 de maio – Morfologia e Ecofisiologia do Arroz
De 27 de maio a 03 de junho – Melhoramento de Plantas
De 10 de junho a 18 de junho – Manejo de Plantas Daninhas
De 24 de junho a 02 de julho – Irrigação e Drenagem
De 08 julho a 16 de julho – Mecanização da Lavoura
De 22 de julho a 30 de julho – Manejo de Pragas e Doenças
De 05 de agosto a 20 de agosto – Técnicas e Sistemas de Produção
De 26 de agosto a 10 de setembro – Pós Colheita
De 23 de setembro a 24 de setembro – Comercialização da Lavoura
De 14 de outubro a 5 de novembro – Administração da Lavoura
De 25 de novembro a 26 de novembro – Gestão Ambiental da
Lavoura
16 e 17 de dezembro – Avaliação de monografias
Maiores informações com a professora Luciana Köpp, e-mail kopp@pucrs.campus2.br, telefone (55) 413- 1515


