Qualidade que vem de base

 Qualidade  que vem de base

Maior base genética e excelente qualidade de grãos se destacam na linhagem

SC 191 é a nova variedade da Epagri
.

A Epagri de Santa Catarina lançará durante o IV Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, em Santa Maria, entre os dias 9 e 12 de agosto, uma nova variedade de arroz: o SC 191. Segundo o pesquisador Moacir Schiocchet, do departamento de melhoramento genético da Epagri, as grandes vantagens da nova variedade são a maior base genética e a excelente qualidade de grãos. Com ciclo médio de 135 dias, a maior variabilidade genética é um diferencial que garante tolerância a doenças que normalmente atingem a lavoura de arroz. 

A semente SC 191 começou a ser pesquisada em 1993. O primeiro passo foi submeter a cultivar IR 841 a radiação no Centro de Energia Nuclear para a Agricultura, em Piracicaba (SP). O procedimento promoveu a mutação dos grãos, dando origem a variabilidade genética e a linhagem. Para a safra 2005/2006, a Epagri oferecerá 350 sacos desta nova semente para a multiplicação de grãos em cerca de 140 hectares. Para a safra 2006/2007, o cultivo da SC 191 poderá chegar a cinco mil hectares. A nova variedade é recomendada para ser cultivada no sistema pré-germinado, principal técnica usada em Santa Catarina. 

Mais informações sobre o desempenho da SC 191 serão apresentadas no congresso, quando outras pesquisas da Epagri também ganharão destaque. Entre os estudos, destaca-se o que busca a criação de uma cultivar Clearfield para o sistema pré-germinado. “A Epagri está empenhada em melhorar a qualidade do produto final, seja nutricional ou funcional. Melhorar o desempenho agronômico das novas cultivares pela resistência ou tolerância a estresses ambientais, reduzir custo de produção, aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental é o nosso trabalho”, resume Schiocchet. 

Questão básica
A Epagri pretende lançar para a safra 2006/2007 uma das linhagens que está sendo pesquisada há quase 10 anos e que apresenta características altamente produtivas. A Panícula Compacta apresenta mais sementes por cacho e deverá ser colocada no mercado a partir do ano que vem. Para a safra 2007/2008 a expectativa é para o lançamento da Multiespigueta, variedade que também tem maior potencial produtivo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter