Queda da demanda reduz preços na Tailândia e chuvas dificultam colheita no Vietnã

 Queda da demanda reduz preços na Tailândia e chuvas dificultam colheita no Vietnã

Comportamento misto nos mercados de arroz da Ásia

Os preços de exportação do arroz tailandês caíram para o menor nível em um mês esta semana, com a queda da demanda, enquanto as taxas vietnamitas aumentaram, enquanto as chuvas persistentes continuavam a dificultar a colheita.

Os preços de referência do arroz com 5% de quebrados da Tailândia caíram de US $ 514 a US $ 520 para US $ 480 a US $ 515 na semana que encerra. As cotações caíram ao nível mais baixo desde o final de maio, com traders atribuindo a queda a um baht, moeda local, mais fraco frente ao dólar americano.

"Há, também, pouca demanda por arroz tailandês no mercado externo", completou um trader de Bangkok.

No entanto, apesar da baixa nos preços, os valores tailandeses ainda eram mais altos que os dos concorrentes Vietnã e Índia, depois que uma seca atingiu a produção local no início deste ano.

"A preocupação com a oferta continuará até que a nova safra entre no mercado, provavelmente no início do próximo mês, até então os preços permanecerão mais altos do que na concorrência", disse outro trader de arroz.

No Vietnã, as cotações do arroz com 5% de quebrados subiram de US $ 415 a US $ 450 por tonelada na quinta-feira, em relação à faixa de US $ 405 a US $ 450 da semana passada. Os valores mínimos se elevaram, enquanto o máximo permaneceu estável.

Os preços do arroz da colheita de inverno-primavera permaneceram inalterados em relação à semana passada, em US $ 450 por tonelada, enquanto as taxas para a colheita de verão-outono, em curso, subiram de US $ 405 a US $ 410 por tonelada, de US $ 405 a US $ 420 por tonelada, disseram traders.

"A demanda por arroz vietnamita continua fraca, mas os preços da colheita de verão e outono aumentaram porque as chuvas persistentes no Delta do Mekong desaceleraram a colheita", assegurou um agente de negócios da cidade de Ho Chi Minh, acrescentando que a previsão é de que a chuva diminua em meados de julho, o que levaria a uma melhor qualidade do grão.

Os preços da variedade de arroz com 5% de quebrados da Índia permaneceram inalterados entre US $ 373 e US $ 378 por tonelada esta semana. "A demanda é moderada. Não conseguimos baixar os preços devido à valorização da rúpia", informou um exportador de Kakinada, em Andhra Pradesh. A rúpia indiana na quinta-feira atingiu a maior alta de dois meses, reduzindo a margem dos traders das vendas no exterior.

Em Bangladesh uma notícia agitou os mercados. O país poderia importar arroz para controlar os preços domésticos, disse o ministro da Alimentação, Sadhan Chandra Majumdar, enquanto o governo lutava para garantir suprimentos localmente. "Seremos obrigados a importar arroz se as indústrias não fornecerem na taxa fixada pelo governo", disse ele. O governo está adquirindo arroz a BDT $ 36,00 por quilo. O taka (BDT $), moeda local, equivale a US $ 0,12. (Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter