Queda dos preços do arroz na Tailândia é temporária

Alta funcionária do Estado e exportador explicam que a recente queda nos preços do arroz, dizendo que é de curta duração.

A vice-ministra do Comércio da Tailândia, Chutima Bunyapraphasara, disse que a recente queda nos preços pode resultar de atrasos na compra de importadores de arroz e de fortes chuvas que impedem o transporte e a entrega do grão.

O Departamento de Comércio Interno informou que os preços domésticos de arroz branco (5% de quebrados) subiram para 12.900-13.000 baht a tonelada no final de abril, enquanto os preços de exportação de arroz branco de 5% anunciados pela Thai Rice Exporters Association foram cotados a US$ 459,00 por tonelada a partir de 25 de abril.

Ambos os preços mantiveram-se estáveis até o início de junho, quando o departamento informou que os preços domésticos do arroz branco caíram para 12.100-12.200 baht a tonelada, enquanto os preços de exportação foram cotados pela associação em 13 de junho a US $ 437 a tonelada.

Chutima disse que não há nada para se preocupar, já que o declínio é apenas de curto prazo. As perspectivas do mercado arrozeiro da Tailândia continuam boas e pedidos massivos de compra do grão tailandês acumularam-se nos primeiros meses do ano a partir da Malásia, Indonésia, China e Filipinas.

Ela afirma que mais pedidos de compra no segundo semestre do ano são esperados da China, Indonésia, Bangladesh e África.

"O Ministério do Comércio continua confiante em alcançar sua meta de exportação de arroz de 10 milhões de toneladas este ano", assegurou.

Charoen Laothamatas, presidente da Associação de Exportadores de Arroz Tailandês, explica que a queda recente dos preços domésticos e de exportação provavelmente se deve à queda nas importações, depois que traders aumentaram o volume de compras mais cedo, como indicam os números de exportação de arroz da Tailândia, que subiram 4% nos primeiros cinco meses deste ano para 4,5 milhões de toneladas.

"As exportações médias de 900 mil toneladas por mês são consideradas altas e os embarques são principalmente de arroz branco", enfatiza.

Charoen garante que a queda no preço das exportações deve-se em parte à nova oferta da safra de verão do Vietnã, prevista para colheita no final de junho.

Essa oferta enfraqueceu a demanda por grãos tailandeses, levando certos importadores a comprar arroz do Vietnã.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter